Menu

Acre sedia Game Jam Plus em maratona internacional de criação de jogos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com o apoio do governo do Estado, o Acre vive um momento inédito no cenário da inovação e da economia criativa. Pela primeira vez, o estado sedia a Game Jam Plus, uma das maiores maratonas internacionais de desenvolvimento de jogos digitais do mundo.


O evento, que começou na última sexta-feira, 17, segue até a noite deste domingo, 19, na sede da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), em Rio Branco. Ao todo, participam 24 desenvolvedores divididos em cinco equipes.


O objetivo é inserir o Acre no mapa global do setor e fortalecer políticas públicas voltadas ao empreendedorismo tecnológico e à formação de novos talentos. Durante 48 horas de imersão, os participantes trabalham intensamente na criação de protótipos jogáveis (builds) e apresentações comerciais (pitches), que poderão ganhar visibilidade no circuito global de inovação e concorrer à final mundial, marcada para junho de 2026, em Brasília.

Publicidade


De acordo com o organizador local da Game Jam Plus divulgado pelo governo, Álefe Leonardo, o apoio do governo foi essencial para viabilizar a etapa acreana. “Faz toda a diferença e ajuda na ascensão do setor de games no Acre. A Game Jam Plus é realizada simultaneamente em mais de 30 países e envolve milhares de desenvolvedores. Os jogos criados aqui passam por fases de incubação e aceleração e têm grandes chances de representar o Acre na final mundial. É um processo que começa local, mas pode levar um produto acreano ao cenário global de games”, destacou.


A professora Tainá Cabral, mentora de uma das equipes, ressaltou o caráter educativo da competição. “A Game Jam é um espaço de aprendizado e experimentação. Os alunos descobrem que a tecnologia não se restringe à programação, mas abrange arte, narrativa e empreendedorismo. É uma oportunidade de ver o talento acreano florescendo de forma criativa e colaborativa, com apoio institucional e visão de futuro”, afirmou.


O vereador Bruno Moraes, apoiador do evento, destacou o potencial dos jovens e dos jogos eletrônicos como ferramentas de transformação.


“A inclusão digital é o caminho para transformar talentos locais em soluções globais. Realizar esse evento no Acre é afirmar que também fazemos parte do mapa mundial da tecnologia. Acredito na força da juventude gamer e dos jogos eletrônicos. Por isso, é fundamental apoiar iniciativas que formam, inspiram e geram futuro”, disse.


O estudante de Sistemas de Informação da Ufac, Tiago Costa, participante da competição, comemorou a oportunidade. “Já participamos de outras edições e ver o Acre sediando uma etapa é uma conquista. Nosso grupo está desenvolvendo um jogo ambientado na floresta, com elementos inspirados no universo dos lobisomens. É um desafio técnico e criativo, mas também uma chance de mostrar que há talento e originalidade sendo produzidos aqui”, afirmou.


Em 2025, a Game Jam Plus completa 10 anos de realização global, com edições em mais de 30 países e cidades como Londres, Tóquio, São Paulo e Nova Iorque. Desde 2016, já reuniu mais de 14 mil participantes e gerou mais de dois mil jogos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido