Cinco irmãos foram indiciados pela Polícia Civil do Tocantins por abandono material da própria mãe, de 65 anos, em Palmas. A investigação revelou que a filha mais nova, de 38 anos, contraiu um empréstimo de R$ 17 mil em nome da idosa e usou o dinheiro para comprar um carro e custear a própria festa de casamento.
De acordo com a polícia, após descobrirem o empréstimo, os demais filhos — com idades entre 40 e 48 anos — decidiram que não prestariam qualquer tipo de ajuda financeira ou assistência à mãe até que a irmã mais nova quitasse as parcelas da dívida. Eles também a obrigaram a ficar responsável pelos cuidados da idosa durante esse período.
O delegado José Lucas Melo informou que, embora os filhos admitam ter consciência da situação de vulnerabilidade da mãe, preferiram deixá-la sem apoio como forma de punição à irmã. “A decisão de abandonar a mãe, mesmo diante de sua vulnerabilidade, demonstra a gravidade da conduta praticada”, afirmou.
A investigação não encontrou indícios de maus-tratos físicos, mas constatou que a idosa vivia em condições precárias devido à falta de recursos.
O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário. A filha que contraiu o empréstimo foi indiciada também por apropriação de valores, crime previsto no Estatuto do Idoso, com pena de até quatro anos de prisão. Os outros cinco irmãos responderão por abandono material, previsto no Código Penal, que também prevê reclusão de um a quatro anos.
Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.