O Governo Federal reconheceu, nesta quarta-feira (15), a situação de emergência em oito municípios do Amapá devido ao avanço da praga da vassoura-de-bruxa, que vem comprometendo plantações de mandioca no estado.
Com o reconhecimento, as prefeituras de Amapá, Calçoene, Cutias, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba e Tartarugalzinho poderão solicitar recursos federais para ações de defesa civil.
Entre as medidas que podem ser financiadas estão a compra de cestas básicas, água potável, refeições para trabalhadores e voluntários, além da aquisição de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.
Para apoiar o combate à praga, o Ministério da Agricultura (Mapa) e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (DIAGRO) firmaram um convênio de R$ 2,2 milhões em crédito.
Os pedidos de apoio deverão ser encaminhados pelas prefeituras por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise técnica da Defesa Civil Nacional, os planos de trabalho aprovados terão os valores liberados por portaria publicada no Diário Oficial da União.