Menu

VII Semana de Letras Libras destaca cultura, identidade e práticas pedagógicas inclusivas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

De 3 a 5 de novembro, das 8h às 12h, o Anfiteatro Garibald Brasil e o Bloco Multidisciplinar do Cela recebem a VII Semana de Letras Libras, evento que promove reflexões sobre a cultura surda, a identidade linguística e os desafios do ensino inclusivo.


A abertura ocorre no dia 3 de novembro, com cerimônia oficial das 8h às 9h, seguida por uma performance do grupo de teatro surdo e pela palestra de abertura com Sueli Fernandes (@suelif.fernandes), que abordará experiências e perspectivas sobre a Libras e a educação de surdos.


No dia 4, a programação segue com dois minicursos simultâneos, das 8h às 11h, no Bloco Multidisciplinar do Cela. O primeiro, “Da ideia à ação: a Libras na sala de aula”, será ministrado por Sandy Honorato Rocha Mendonça e Ivanete Cerqueira de Freitas. O segundo, “Letramento de Surdos em Português Escrito como L2 não é Alfabetizar”, reunirá diversos educadores e pesquisadores para discutir estratégias pedagógicas voltadas ao ensino de segunda língua para pessoas surdas.

Anúncio


Encerrando a semana, no dia 5, acontece a mesa-redonda “Surdez como construção cultural: da medicalização à afirmação identitária”, com Fernanda Albuquerque da Silva, Sayonnara Silva de Souza e Sebastião Alves Pereira, sob mediação da professora doutora Karlene Ferreira de Souza.


A palestra de encerramento, ministrada pelo professor mestre Israel Bissat Amim, abordará o tema “Preconceito linguístico e variação em Libras: entrelaçamentos entre língua e cultura surda”, concluindo a programação com uma importante reflexão sobre diversidade e valorização da Libras como expressão cultural e identitária.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido