A capital acreana sediou nesta quinta-feira, 16, a abertura oficial do 2º Festival Internacional TechJovem – A nova economia da inteligência artificial, no Maison Borges Eventos, reunindo palestrantes e expositores nacionais e internacionais, cursos, workshops, atividades imersivas, manifestações culturais e apresentações artísticas. O evento segue até sexta-feira, 17, das 8h às 17h, e busca aproximar crianças, jovens e profissionais das tecnologias que transformam o mundo.

Foto: David Medeiros
Durante a cerimônia de abertura, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, destacou a importância do evento para a educação municipal e o incentivo à inovação tecnológica.

Foto: David Medeiros
“Primeiramente, parabenizar o prefeito Bocalom, que é um visionário, fazer esse festival em Rio Branco, oportunizando principalmente para a nossa rede municipal de ensino. Essas inovações todas, nós agora com a robótica, implantado em todo o nosso ensino fundamental, isso porque veio da ideia do prefeito, que incentivou, veio lá de trás, e hoje é concreto, a gente vê um evento como esse, na nossa cidade, na nossa capital, que vem se transformando cada vez mais, é uma capital também tecnológica, em todos os sentidos, e dentro da nossa educação municipal para essas crianças, a gente tem buscado inovar. Hoje aqui a gente vai ter, dentro da robótica, essas crianças interagindo com crianças lá da Alemanha. Então, observe que tudo isso, são investimentos feitos na prefeitura de Rio Branco, na gestão do prefeito Bocalom, em busca de trazer um futuro melhor para essas crianças. Eu tenho certeza que elas passando daqui, vendo todas essas novidades, amanhã elas vão poder ter um futuro brilhante, podendo se transformar, e já já em engenheiro da computação, também médicos e profissionais já, já eles vão poder ter essa profissão maravilhosa para a nossa capital, e através da educação a gente pode transformar vidas”, ressaltou.

Foto: David Medeiros
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Coronel Bino, também enfatizou a relevância da tecnologia na vida das novas gerações. “Esse é o objetivo do evento, as nossas vidas são impactadas pela tecnologia, essas gerações que estão aí, serão muito mais impactadas ainda, e é preciso que elas estejam muito antenadas com esse mundo que está ao seu entorno. Elas já usam a tecnologia, agora é preciso despertar para usar essa tecnologia também a seu favor, como um trabalho, uma atividade que eles vão desenvolver pro resto da vida, não é apenas diversão a tecnologia, para eles será também um meio de vida, será o trabalho, é por aí que as coisas vão acontecer. Então é isso que o prefeito Bocalom pensou, quando idealizou esse evento, colocar a tecnologia na pauta do dia para que eles se inspirem cada vez mais, como algo que estará presente para sempre nas suas vidas. Traz ainda mais colaboradores, mais painelistas do Brasil, do mundo, dois acreanos que são inspiradores, que saíram daqui e hoje estão no mundo vivendo de tecnologia. Tem um nome muito forte já, então as pessoas que vieram aqui vão ter experiência incrível de estar aqui, em Rio Branco, com tudo isso, gratuitamente”, pontuou.

Foto: David Medeiros
A CEO da Maxia Education, Carol Pimentel Queiroz, trouxe à tona a relação entre empreendedorismo, inovação e inteligência artificial. “Vou falar sobre empreendedorismo e inovação utilizando a inteligência artificial, quanto que a IA, ferramentas que vieram a partir disso modificaram uma economia, trouxeram uma acessibilidade para que muitas mentes brilhantes e corajosas pudessem começar novos negócios de uma forma mais acessível, mais independente. Eu sou aqui do Acre, de Rio Branco, nasci aqui. Eu fui com quatro meses morar no Ceará: de lá eu saí para a Faculdade de São Paulo, me formei em engenharia aeronáutica no ITA. Servir durante o tempo em uma força aérea e saí para empreender. Espero que eles se sintam inspirados, inspirados a sonhar principalmente, a realizar tudo aquilo que eles querem para a vida deles mesmo, e que a tecnologia, o empreendedorismo, a inovação, possam abrir a mente deles para mostrar, sobretudo, que todos os sonhos são possíveis. Eu sempre fui uma pessoa extremamente sonhadora, e isso foi o que me moveu e me fez atingir todos os objetivos que eu queria”, finalizou.

Foto: David Medeiros