Maria de Fátima (Bella Campos) em Vale Tudo: ela teve filho de bilionário e deu para mãe adotar - Foto: Reprodução/TV Globo
O penúltimo capítulo do remake de Vale Tudo, exibido nesta quinta-feira (16), provocou uma enxurrada de críticas nas redes sociais. O público ficou indignado com o rumo das tramas e, principalmente, com as atitudes de Maria de Fátima (Bella Campos). Ela perdeu o posto de vilã esperta para se tornar o maior alvo de piadas da noite por dar o filho, que é herdeiro de um bilionário, para sua mãe adotar.
A personagem, conhecida por fazer de tudo para se dar bem na vida, simplesmente rejeitou o “potinho de ouro” que poderia ter mudado seu destino: o menino que ela teve de seu relacionamento com César (Cauã Reymond), que agora é dono de uma fortuna avaliada em R$ 3 bilhões.
A decisão revoltou os fãs da novela, já que o ex-amante herdou metade do patrimônio de Odete Roitman (Debora Bloch) e ficou tão rico quanto Afonso (Humberto Carrão) –justamente o homem em quem Fátima deu o golpe do baú e, depois, ficou obcecada em engravidar para ter uma boa pensão por pelo menos 18 anos.
Nas redes sociais, as reações foram de fúria. “Manuela Dias conseguiu destruir até o que deu certo no remake, que foi a Maria de Fátima. Ela aniquilou a inteligência da vilã”, escreveu o jornalista Sérgio Santos, do perfil Zamenza. “Qual a lógica de a personagem querer dar um pote de ouro pra adoção? O herdeiro de um bilionário, algo que ela tanto sonhou?”, completou.
O perfil Jr Mota ironizou no X: “Fátima passou a novela toda querendo dar golpe e agora que tem o filho de um bilionário quer dar pra adoção? Que loucura é essa?”.
Já a usuária identificada como Glitxe resumiu o sentimento geral: “Mary Faty passou a novela toda querendo engravidar de um bilionário. Agora ela tem um filho com um bilionário e quer entregar pra adoção. Qual sentido?”.
Outros usuários apontaram erros de continuidade e ritmo. “Os partos de Fátima e Solange nem foram mostrados, as crianças já parecem ter cinco meses, zero emoção, texto pobre”, detonou Liziana Estrela.
Críticas também miraram a condução da trama policial e a pressa em todos os núcleos depois de dias de enrolação sobre a investigação da morte de Odete. Heleninha presa há meses porque confessou um crime que não cometeu, sem prova alguma, foi uma das derrapadas apontadas.
Para o crítico Henrique Haddefinir, o capítulo foi “absolutamente ridículo, um mar de coisas sem sentido e decisões esdrúxulas”. O perfil Spoiler na veia foi ainda mais duro: “Vale Tudo tem a pior reta final de uma novela no horário nobre de toda a história. É um crime o que virou esse remake”.
O desfecho da trama vai ao ar nesta sexta-feira (17), com a expectativa de que o mistério sobre a morte –ou possível sobrevivência– de Odete Roitman finalmente seja esclarecido e traga alguma surpresa e coerência.