Menu

Nova onda do La Niña eleva risco de sexta cheia consecutiva do Rio Acre em 2026

Foto: JARDY LOPES
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O município de Rio Branco pode enfrentar, em 2025, a sexta cheia consecutiva do Rio Acre. A possibilidade foi levantada pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, em entrevista concedida ao ac24horas na noite desta quarta-feira (15). O alerta ocorre com a confirmação da volta do fenômeno La Niña, que influencia diretamente o regime de chuvas na região amazônica.

Segundo Falcão, o clima no Acre estava em condição de neutralidade meteorológica, sem a atuação de fenômenos climáticos como El Niño ou La Niña. No entanto, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) confirmou recentemente o retorno da La Niña, ainda em estágio inicial.

Anúncio

“Desde abril passado estamos em neutralidade meteorológica. Mas agora, na segunda quinzena de outubro, já temos a influência de novo do La Niña”, afirmou. “Esse fenômeno representa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, e isso tende a provocar mais chuvas na nossa região.”

Apesar da preocupação, Falcão fez questão de destacar que a atuação atual do fenômeno ainda é considerada fraca, e que qualquer previsão mais concreta sobre o volume de chuvas e o risco real de cheia só poderá ser feita com mais segurança nos próximos meses.

“Sempre no mês de novembro, nós nos reunimos com todos os órgãos competentes, incluindo meteorologistas, para a chamada reunião pré-cheia. Até agora, o que posso adiantar é que, dependendo da intensificação do fenômeno, há sim a possibilidade de termos bastante chuva – e, com isso, uma nova enchente”, explicou.

O coordenador reforçou que, embora exista o risco, é necessário cautela. O monitoramento está sendo feito de forma contínua e ainda é cedo para fazer qualquer afirmação definitiva sobre uma possível cheia em 2025. “Não descartamos a possibilidade de termos mais uma enchente pela sexta vez consecutiva. Porém, ainda é prematuro afirmar com certeza. Ainda falta tempo e precisamos observar o comportamento do clima nos próximos meses.”

A próxima reunião técnica da Defesa Civil com meteorologistas e órgãos parceiros está prevista para novembro, quando as análises atualizadas dos modelos climáticos devem fornecer um panorama mais claro sobre o período chuvoso e a possível elevação do nível do Rio Acre.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.