Menu

MPF pede aplicação de multas por descumprimento de decisão sobre abrigos para indígenas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal a aplicação de multas que somam R$ 685 mil contra a União, o Estado do Pará, o Município de Belém e a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), por descumprirem uma decisão judicial que determinava melhorias nos abrigos da população indígena Warao na capital paraense.

O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Sadi Machado, também solicitou novos prazos curtos para o cumprimento das medidas e a elevação da multa diária para R$ 10 mil em caso de nova desobediência.

Anúncio

A decisão descumprida foi emitida em junho deste ano e integra uma ação iniciada em 2019, após constatações de superlotação, falta de higiene, insalubridade e mortes por doenças evitáveis nos abrigos.

Segundo o MPF, o aumento das multas é necessário porque as penalidades anteriores não foram suficientes para garantir condições humanitárias à comunidade Warao em Belém.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.