O novo Chefe da Delegacia de Polícia Federal em Cruzeiro do Sul, Carlos Henrique Rosa dos Santos, foi empossado no cargo nesta quinta-feira, 16, em cerimônia no auditório do Sest/Senat. O evento contou com a presença do superintendente da PF no Acre, Carlos Sanches, autoridades, representantes de órgãos de segurança, poder judiciário e legislativo.
Carlos Henrique, que assume a delegacia após um período de 40 dias de interinidade na função, pontuou seus objetivos. “Pretendemos manter o combate ao crime organizado e humanizar a gestão da delegacia, reconhecendo o papel fundamental dos policiais nesse esforço. Aqui temos uma peculiaridade da atuação na região do Juruá, que possui uma conexão forte com o Peru e o Amazonas, e os desafios impostos pela geografia local, e iremos contar com outras parcerias das forças de segurança, como a Polícia Militar e o Exército, que têm se mostrado eficazes em diversas operações conjuntas”, relata.
A Polícia Federal, segundo Carlos Henrique, está preparada para enfrentar as adversidades, contando com um grupo especializado para operações em áreas fluviais e de difícil acesso. “Recentemente, realizamos uma operação de patrulhamento que resultou em flagrantes”, contou ele.
O superintendente da PF no Acre, Carlos Sanches, enfatizou que está sendo construída em Cruzeiro do Sul,uma nova delegacia que, em breve, proporcionará melhores condições de atendimento ao público e conforto aos servidores. O prédio é erguido na Avenida 25 de Agosto, na entrada do bairro São José.
Ele ressaltou que a região enfrenta desafios significativos, como o tráfico de drogas e crimes transfronteiriços. “Estamos lado a lado com países produtores de entorpecentes e também focaremos em desvios de recursos públicos e crimes ambientais, que têm crescido na localidade”, afirmou.
Carlos Henrique Rosa dos Santos é pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade em Fronte do Benz, com título obtido em 2017. Sua carreira na segurança pública começou em 2006 na Polícia Militar de Alagoas, onde atuou por 16 anos, alcançando o posto de capitão. Durante sua trajetória, exerceu funções operacionais e administrativas, incluindo investigações e patrulhamento.
Em 2022, Carlos foi aprovado no Concurso Público da Polícia Civil de Pernambuco, onde assumiu a titularidade de delegacias e conduziu investigações criminais. No mesmo ano, foi aprovado no Concurso de Delegado da Polícia Federal e agora lidera a Delegacia de Polícia Federal em Cruzeiro do Sul, trazendo consigo uma vasta experiência e um comprometimento com a integridade do serviço público.