Cruzeiro do Sul sedia o I Seminário Regional de Turismo Sustentável – Instância de Governança Regional Caminho das Aldeias e da Biodiversidade, reunindo autoridades, gestores públicos, empreendedores, técnicos e lideranças comunitárias de todo o Vale do Juruá e regiões vizinhas. O evento aberto nesta quinta-feira, 16, no auditório do Senac, segue nesta sexta-feira, 17, e representa um divisor de águas para o turismo regional e um passo decisivo rumo à consolidação da governança integrada no Acre.
Os participantes do seminário discutem temas como instrumentos de governança local, planejamento participativo de transporte turístico, inclusão de municípios no Mapa do Turismo, identidade visual e comunicação regional, além de ações para viabilizar roteiros e investimentos turísticos. O evento conta ainda com apresentação de painel estratégico; formalização da IGR; assinatura da ata de fundação, eleição e posse dos membros; oficinas técnicas distribuídas nos dois dias e rodas de debate e mesas com especialistas em governança, turismo sustentável, regionalização, financiamento, marketing territorial, conservação ambiental e turismo de base comunitária.
A abertura contou com a presença do Secretário da Casa Civil, Ney Willians, da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Janaína Terças, do Secretário Estadual, Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias,do Presidente do Conselho Estadual de Turismo, Thiago Hígino, além de representantes institucionais estaduais, representantes de 9 cidades da região, empresários e as equipes técnicas envolvidas no projeto das Instâncias de Governança Regional (IGR).
“Esse seminário não é apenas uma agenda de palestras, mas o ato oficial de formalização da primeira Instância de Governança Regional do Acre, que recebe o nome Caminhos das Aldeias e da Biodiversidade. Essa IGR passa a integrar os municípios com foco na gestão colaborativa do turismo, habilitando-os a buscar recursos federais e inserção no Mapa do Turismo Brasileiro, com a primeira instalação ocorrendo em Cruzeiro do Sul”, citou a secretária de Turismo de Cruzeiro do Sul, Janaína Terças.
Na região do Juruá, Cruzeiro do Sul destaca-se pelos seus atrativos como o Rio Croa, o Igarapé Preto, o Festival da Farinha, e a trajetória histórica ligada à chegada dos padres da Congregação do Espírito Santo e à formação das comunidades ribeirinhas. Já municípios como Mâncio Lima, com o Festival do Coco; Rodrigues Alves, com o Festival da Banana e turismo rural; Porto Walter, com o Festival do Milho e cenários ribeirinhos; Marechal Thaumaturgo, que desponta com turismo de natureza e vivência comunitária; além de Tarauacá (Terra do Abacaxi), Feijó (Capital do Açaí), e o rico universo indígena de Jordão, completam o mosaico de possibilidades regionais.
Marcelo Messias, Secretário de Turismo e Empreendedorismo do Acre, afirmou a importância da união de forças dos municípios no desenvolvimento do turismo.
“Quero agradecer ao município de Cruzeiro do Sul pelo convite e estou muito contente de estar participando desse evento que, para o segmento do turismo, é um evento extremamente importante. A gente sempre fala que o turismo não anda sozinho, o turismo precisa de uniões para poder caminhar e hoje nada mais do que isso que está sendo feito aqui no município de Cruzeiro do Sul. E justamente essa união de municípios em prol do desenvolvimento do turismo. O turismo não acontece sozinho num município, muitas vezes ele necessita de outro município para poder se desenvolver, então essa união só fortalece o segmento, ela só traz benefícios e desenvolvimento no turismo”.
Para o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Thiago Higino, o seminário é fundamental para Cruzeiro do Sul dar um salto no desenvolvimento do turismo, com a implantação da IGR, onde os municípios da região passam a ser rotas oficiais no programa de regionalização do Ministério do Turismo. “Essa IGR abrirá portas para que os municípios possam acessar as políticas públicas que fomentam o turismo no país, gerando emprego e renda para os municípios”.
Cleudon França, Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Marechal Thaumaturgo, destacou a importância de usar o seminário para aprender como explorar o potencial turístico de seu município.
“É uma iniciativa inédita na nossa Região do Juruá que muito vem somar com as políticas públicas voltadas à área do turismo do nosso município. A gestão do meu município muito tem fomentado, incentivado a prática do turismo, especialmente o turismo ecológico, que nós temos um grande potencial que não é explorado e nem divulgado. Vim aqui aprender para explorar mais esse potencial turístico do nosso município”.
Janaína Terças destacou a importância do seminário para que juntos os municípios da região possam desenvolver o setor turístico.
“Esse primeiro Seminário Regional de Turismo Sustentável foi idealizado justamente para diminuir a distância entre os municípios aqui da regional, Cruzeiro do Sul, Tarauacá/Envira, e trazer para os empreendedores, para quem trabalha nessa área, um vislumbre do que se trabalha no Brasil e outros estados e o que pode ser aplicado aqui em Cruzeiro do Sul. Então, palestras, oficinas voltadas para desenvolver um turismo profissional, um turismo ecológico e, acima de tudo, um turismo sustentável. Durante o evento será discutido com autoridades os pontos de vista, as soluções e, principalmente, a conscientização que a nossa região é muito rica com o nosso turismo voltado para a natureza, que nós precisamos dar toda a atenção nisso e trazer a sustentabilidade aliada ao turismo”, pontuou.
Confira mais fotos:




