A Tenda de Umbanda Mãe Maria, instituição religiosa de matriz africana de Sena Madureira, divulgou nota de repúdio nesta terça-feira, 14, contra o vídeo publicado pelo humorista Raynery Cunha. Ele foi à Câmara Municipal vestido com trajes típicos de pai de santo e realizou uma “bênção simbólica” no plenário, após a briga entre os vereadores Denis Araújo e Maycon Moreira na semana passada.
O humorista afirmou nas redes sociais que a ação teve a intenção de promover paz entre os parlamentares. “Pai Raynery teve que entrar em ação, para os ânimos acalorados se acalmarem na casa do povo!”, declarou.
Na manifestação, a instituição religiosa afirmou que o ato do humorista, ao se caracterizar de forma caricata como um suposto pai de santo, “demonstra profundo desrespeito às religiões de matriz africana”. A nota destaca que “a fé não é motivo de chacota” e que os símbolos e ritos religiosos “representam espiritualidade, caridade e amor, valores que merecem respeito”.
O comunicado cita ainda a Constituição Federal e a Lei nº 7.716/1989, que tipifica como crime qualquer ato de discriminação ou preconceito por motivo de religião. A casa reafirmou seu compromisso com o respeito e a convivência entre todos os credos, defendendo o combate à intolerância religiosa como dever de toda a sociedade.
Por fim, a Tenda de Umbanda Mãe Maria convidou o humorista a se retratar publicamente. “Acreditamos no diálogo e na consciência como caminhos para a reparação”, diz o texto, acrescentando que, caso não haja retratação, medidas legais poderão ser adotadas.