Menu

Tenda de Umbanda de Sena Madureira repudia encenação de humorista

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Tenda de Umbanda Mãe Maria, instituição religiosa de matriz africana de Sena Madureira, divulgou nota de repúdio nesta terça-feira, 14, contra o vídeo publicado pelo humorista Raynery Cunha. Ele foi à Câmara Municipal vestido com trajes típicos de pai de santo e realizou uma “bênção simbólica” no plenário, após a briga entre os vereadores Denis Araújo e Maycon Moreira na semana passada.

O humorista afirmou nas redes sociais que a ação teve a intenção de promover paz entre os parlamentares. “Pai Raynery teve que entrar em ação, para os ânimos acalorados se acalmarem na casa do povo!”, declarou.

Anúncio

Na manifestação, a instituição religiosa afirmou que o ato do humorista, ao se caracterizar de forma caricata como um suposto pai de santo, “demonstra profundo desrespeito às religiões de matriz africana”. A nota destaca que “a fé não é motivo de chacota” e que os símbolos e ritos religiosos “representam espiritualidade, caridade e amor, valores que merecem respeito”.

O comunicado cita ainda a Constituição Federal e a Lei nº 7.716/1989, que tipifica como crime qualquer ato de discriminação ou preconceito por motivo de religião. A casa reafirmou seu compromisso com o respeito e a convivência entre todos os credos, defendendo o combate à intolerância religiosa como dever de toda a sociedade.

Por fim, a Tenda de Umbanda Mãe Maria convidou o humorista a se retratar publicamente. “Acreditamos no diálogo e na consciência como caminhos para a reparação”, diz o texto, acrescentando que, caso não haja retratação, medidas legais poderão ser adotadas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.