Leila (Cassia Kis) em cena do assassinato de Odete Roitman (Beatriz Segall) em Vale Tudo - Foto: Reprodução/TV Globo
Entre as muitas mudanças feitas no remake de Vale Tudo, uma afeta diretamente a resolução do assassinato de Odete Roitman (Debora Bloch). A alteração torna mais improvável que Leila (Carolina Dieckmmann) repita a sina de ter matado a vilã na novela das nove da Globo.
Na obra de 1988, a personagem então vivida por Cassia Kis admitiu no último capítulo que atirou em Odete (Beatriz Segall) por engano.
O alvo da ex-secretária, na verdade, era Maria de Fátima (Gloria Pires). A dondoca havia descoberto que a falsa amiga tinha um caso Marco Aurélio (Reginaldo Faria), seu marido.
Só que a autora Manuela Dias não seguiu à risca o texto de Gilberto Braga (1945-2021), Leonor Bassères (1926-2004) e Aguinaldo Silva. Tanto que o executivo agora interpretado por Alexandre Nero não se envolveu com Fátima (Bella Campos) na reta final da adaptação.
Por que Leila matou Odete?
A verdade sobre a morte da dona da TCA só foi revelada no capítulo derradeiro, quando Leila confessou tudo para Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro) e Eunice (Íris Bruzzi) antes de fugir do Brasil.
Ela contou que tinha voltado de viagem com Bruno (Danton Mello) no dia do assassinato. A madame desconfiou que o marido tinha dormido com alguém ao notar que o lençol da cama estava amassado. A empregada acabou confessando que Fátima estava mesmo tendo um caso com Marco Aurélio.
Leila foi atrás do executivo no apartamento que ele mantinha para os encontros com as amantes. Entretanto, naquele dia, o mau-caráter estava com Odete –que tinha descoberto os desvios feitos na conta da TCA e foi confrontá-lo.
A ex-secretária chegou transtornada e teve uma discussão tensa com o traidor, enquanto a vilã estava no banheiro. “Cadê ela?”, indagou. “Ela está passando mal. Você não tem nada com isso. São assuntos meus particulares”, respondeu o vice-presidente da TCA, achando que a mulher estava falando da bilionária.
“Não conheço ninguém mais cínico do que você. Eu nunca fui tão humilhada em toda a minha vida. Todo mundo me avisou. Até a mãe dela me avisou, eu fui uma imbecil. Vocês me traíram de uma forma drástica”, disparou a dondoca. “Do que você está falando?”, estranhou o vilão.
Leila pegou a arma que estava em cima da bancada e apontou para o marido. “Quero ver você ter coragem de negar agora. Nega, eu te meto uma bala na cara! Não é você que está merecendo uma bala, não. Eu tô é com mais raiva dela”, disse, furiosa.
O flashback mostrou que a mulher viu uma sombra atrás da porta e atirou, acreditando se tratar de Fátima. “Eu não queria ter matado ninguém, eu perdi a cabeça”, lamentou ela.
Marco Aurélio, então, providenciou a fuga da família do país. Ele, Leila e Bruno escaparam num jatinho particular –na clássica cena em que o empresário dá uma banana para o país.