Categorias: Blog do Crica

Quebrando paradigmas

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Não me lembro de uma disputa de governo que tenha havido no estado, com uma chapa de duas mulheres na composição; na cabeça e como vice. Pode haver a quebra desse paradigma na eleição do próximo ano, porque já se discute uma chapa que tenha a vice-governadora Mailza Assis (PP) como candidata ao governo e a ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB) de vice. O mote é atrair o único grupo da oposição do Juruá de voto, o dos Sales. O próprio governador Gladson Cameli já admitiu essa possibilidade em recente entrevista sobre a sua sucessão. A maioria do eleitorado acreano é de mulheres. A chapa puramente feminina, será uma novidade na política acreana. O resto é com a sua majestade eleitor.


A ORELHA NÃO ESTÁ ARDENDO?


Um ativo articulador político do meio empresarial ligado à candidatura do senador Alan Rick (UB) ao governo, trabalha com a tese de convencimento para que Mara Rocha (Republicanos) desista de ser candidata ao Senado e ser candidata a deputada federal. Não tenho proximidade com a Mara, mas acho difícil a manobra vir a ter sucesso. A orelha não está ardendo, Mara?


O AGRO É APENAS POP


Costuma-se dizer que este ou aquele candidato a governador, a senador, a deputado federal, tem o apoio do empresariado do agronegócio. O agro é pop, mas não tem voto.


PARA QUEM AINDA DUVIDA……..


O prefeito Bocalom tem programado e realizado reuniões com prefeitos do Alto Acre, sob argumento de ser presidente da Associação dos Prefeitos do Acre e ter que discutir questões das gestões municipais. Na verdade, o Boca está em campanha e articulando apoio entre os prefeitos para a sua candidatura ao governo. Ainda há quem duvide de ele ser candidato? Eu não duvido…..


NOME SIMPÁTICO


Não há nenhum entendimento ou conversa neste sentido, mas dá para se notar uma simpatia de apoiadores da candidatura da Mailza ao governo, para que seu vice seja o Marcus Alexandre. Se vai virar discussão, na prática, o tempo é que dirá. Mas, posso adiantar que o Marcus não quer nada com candidatura majoritária.


PASSOU TUDO


O presidente da ALEAC, deputado Nicolau Júnior (PP), facilitou a governabilidade na gestão do governador Gladson Cameli, comandando a aprovação de todos os projetos que vieram do Palácio Rio Branco. Deve ser por isso que goza de prestígio junto ao governador.


ORELHA DE FREIRA


Até o momento, só houve muita conversa do deputado federal Roberto Duarte, mas não se conhece os nomes que comporão a chapa à Câmara Federal, do Republicanos. Se existe é igual orelha de freira, ninguém vê. Formar uma chapa meia boca qualquer partido forma, quero ver formar com nove nomes competitivos.


APENAS A FEDERAÇÃO


Chapa forte e completa para a disputa da Câmara Federal, até o momento só tem a Federação formada pelo PP e União Brasil. O PSDB tem meia chapa montada. E a conversa morre por aí.


NOME VENTILADO


Um nome citado dentro da Federação do PT para ser candidata a deputada federal é o da advogada Socorro Rodrigues. Não conheço sua militância política, sei apenas ser uma profissional do Direito respeitada.


NOMES DA MAILZA


Entre os assessores do governo Gladson, os que deverão estar mais envolvidos na campanha da Mailza ao governo, serão os secretários Aberson Carvalho, Jonathan Donadoni e Luiz Calixto. Todos experientes de várias eleições.


QUE ESFRIOU, ESFRIOU….


Pelo menos é o que avalio dos comentários do grupo dos cabeças brancas do MDB: o movimento para uma aliança com o candidato ao governo, senador Alan Rick (UB), deu uma boa esfriada. Não sei o motivo.


FICA COM O BOCA


Com o prefeito Tião Bocalom sendo candidato ao governo, não tenho nem dúvida de que o senador Márcio Bittar (PL) estará no seu palanque em 2026.


ARARUTA TEM O DIA DE MINGAU


Passo longe de concordar com as idéias de extremismo de direita do deputado federal Ulysses Araújo (UB), mas acho o seu projeto de limitar os poderes dos juízes nas Audiências de Custódia, correto. Há muitas queixas contra a facilidade com que esses tribunais liberam que tem ficha policial suja, o que revolta a sociedade e tira o alento dos policiais que prendem. No caso desse seu projeto, araruta teve seu dia de mingau.


MELHOR APLICADO


Já o deputado federal Ulysses Araújo (UB) destinar emendas para policiais fazer curso na SWAT dos EUA, pode não ser ilegal e nem imoral, mas não é prioridade num estado onde há carência de bons serviços públicos. Por qual razão não destinar ao sistema de saúde?


CONTRA O NEGACIONISMO


O governo do Gladson Cameli, que caminha para cumprir seu ciclo, tem um ponto positivo, que deve ser destacado: na pandemia da Covid não ficou ao lado dos negacionistas bolsonaristas, mas ao lado da ciência. E isso o deixou com uma imagem que marcou positivamente a sua gestão.


VAI LEVAR ADIANTE


Quem é ligado ao deputado federal Eduardo Veloso (UB), trabalha com o fato da sua candidatura ao Senado estar decidida. Como São Tomé, quero ver para crer trocar uma reeleição, hipoteticamente, mais fácil, por uma parada duríssima da briga pelas duas vagas de senador.


O QUE HOUVE PELO YACO?


O prefeito de Sena Madureira, Gerlen Diniz, demitiu o secretário municipal de Saúde, Nelson Sales, ligado à candidatura do senador Alan Rick (UB). Várias especulações surgiram nos bastidores, o mais forte é de que foi um movimento de aproximação com a candidatura da vice-governadora Mailza Assis. Divulgo o comentário, apenas para não brigar com a notícia. Mas, se a razão foi outra, o espaço está aberto à versão.


NEM ELES SE ENTENDEM


O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, diz que Bolsonaro é quem vai indicar o candidato a presidente e o vice da chapa. O presidente do PP, senador Ciro Nogueira, já diz que não terá ninguém da família Bolsonaro na chapa. Nem eles se entendem.


DERROTA DO DUARTE


Caso o MDB feche mesmo a aliança com a candidatura ao governo da Mailza, o grande perdedor; além do senador Alan Rick (UB), será o presidente do Republicanos, deputado federal Roberto Duarte, que articula o apoio do MDB no apoio ao Alan.


A COR DA CHITA É OUTRA


As pesquisas mostram o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) como uma liderança expressiva na capital. Mas, se prepare para entrar na candidatura a deputado estadual, com uma estrutura forte; eleição para prefeito é uma coisa, para deputado é outra. Para deputado o voto é mais ligado ao esquema que o candidato montar. A cor da chita é outra.


FRASE MARCANTE


“O governo é com cobra, mete medo até depois de morta”. Do ex-senador Ney Suassuna, sobre o poder que tem quem governa o país.


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge