Menu

Acre registra maior queda do país no volume de serviços em agosto, aponta IBGE

Foto: Marcos Vicentti/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre apresentou o pior desempenho entre todas as unidades da federação no volume de serviços em agosto de 2025, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na passagem de julho para agosto, o setor no estado registrou retração de 10,3%, na série com ajuste sazonal.


De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o resultado do Acre contrasta com o desempenho nacional, que teve alta de 0,1% no mesmo período, alcançando o sétimo mês consecutivo de crescimento. No acumulado desses sete meses, o volume de serviços no Brasil cresceu 2,6%, alcançando o maior patamar da série histórica, que começou em 2011.


O estudo do IBGE mostra ainda que, em relação a agosto de 2024, o volume de serviços prestados no Acre caiu 7,1%, também o pior resultado entre os estados.

Publicidade


Con relação ao acumulado do ano, de janeiro a agosto de 2025, o setor acumula queda de 3,2% no estado. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a retração é de 1,9%, o que mantém o Acre entre as poucas unidades da federação com desempenho negativo no período.


No cenário nacional, o setor de serviços, que abrange atividades como transporte, turismo, tecnologia da informação, restaurantes e salões de beleza, segue em trajetória de expansão e é responsável por empregar a maior parte da força de trabalho do país. O crescimento de 0,1% em agosto consolidou a sequência mais longa de avanços mensais desde o período entre fevereiro e setembro de 2022, quando o setor acumulou alta de 5,6%.


Na comparação anual, o volume de serviços no Brasil cresceu 2,5% em agosto frente ao mesmo mês do ano anterior, com 19 das 27 unidades da federação registrando variação positiva. No acumulado de 12 meses, o avanço nacional é de 3,1%, reforçando o bom momento do setor.


Segundo o IBGE, quatro das cinco atividades pesquisadas contribuíram para o resultado positivo do país, com destaque para serviços profissionais, administrativos e complementares (0,4%), que alcançaram o quarto mês seguido de alta. Também registraram crescimento os transportes (0,2%), os serviços prestados às famílias (1,0%) e outros serviços (0,6%). Apenas o segmento de informação e comunicação (-0,5%) teve retração.


Receita nominal teve leve aumento

Apesar dos números negativos, no Acre, a receita nominal do setor de serviços apresentou estabilidade em agosto de 2025, com leve alta de 0,1% em relação a agosto de 2024.


Já com relação ao acumulado do ano, de janeiro a agosto de 2025, o avanço é de 2,7%, enquanto nos últimos 12 meses o crescimento chega a 2,8%.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido