Menu

Procon fala em novo caso suspeito de metanol no AC, mas Saúde nega

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mais um caso suspeito de intoxicação por metanol foi identificado no município de Rio Branco e denunciado na manhã desta quarta-feira, 15, pela presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), Alana Carolina L. Maia Albuquerque, em entrevista na Câmara Municipal.


De acordo com a presidente da autarquia, todas as providências estão sendo tomadas em relação à suspeita. No entanto, ela destacou que a intoxicação por metanol ainda não foi confirmada. “Estão sendo feitas todas as verificações. Caso surja a confirmação, serão adotadas todas as providências dentro dos protocolos legais de segurança”, afirmou Alana.


A gestora explicou que, desde a repercussão nacional dos casos de intoxicação, o Procon tem atuado de forma integrada com órgãos estaduais e federais. “Tivemos reuniões com o secretário nacional de Defesa do Consumidor e com todos os órgãos do Sistema Nacional. Nossa atuação ocorre em duas frentes: a orientação à população e aos fornecedores e a fiscalização dos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas”, explicou.

Anúncio


Alana destacou ainda que, na semana passada, o Procon/AC iniciou a Operação Salu, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), por meio da Vigilância Sanitária, e com o Ministério Público do Acre (MP-AC). “Mais de 40 estabelecimentos foram fiscalizados. Até o momento, não recebemos denúncias específicas no Procon, mas nossas equipes seguem atuando. Caso sejam constatadas irregularidades, serão adotadas as medidas legais cabíveis, inclusive sanções administrativas, conforme o devido processo legal”, reforçou.


A presidente orientou ainda que os consumidores comprem apenas em locais de confiança e verifiquem as garrafas quanto a possíveis adulterações, rasuras ou ausência de lacres de segurança. “Geralmente, o metanol está mais presente em bebidas quentes, como uísque, gin e vodka, mas pode estar em outros tipos também. Se o consumidor apresentar sintomas, deve procurar imediatamente atendimento médico e relatar o caso. É essencial exigir a nota fiscal, pois é ela que comprova a relação de consumo”, destacou.


O Procon/AC mantém canais de atendimento para denúncias e orientações: o Disque Denúncia 151, o telefone (68) 3223-7000 e o e-mail procon@acre.gov.br.


Saúde desmente diretora do Procon que informou novo caso suspeito de intoxicação por Metanol


Em contato com a assessoria da Sesacre, foi informado que o caso mencionado refere-se ao primeiro registro suspeito, que já foi inclusive descartado. A pasta reforçou que vale a última nota oficial divulgada recentemente sobre o assunto. “O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), informou que o exame toxicológico realizado pela Polícia Técnico-Científica do Acre não detectou a presença de metanol nas amostras coletadas da paciente de Rondônia, internada em Rio Branco com suspeita de intoxicação exógena. A paciente permanece em tratamento na Fundhacre, acompanhada por uma equipe multiprofissional dedicada à sua recuperação. Já em relação ao caso notificado em Rio Branco, envolvendo um paciente do sexo masculino, o exame clínico e a evolução do quadro permitiram descartar a hipótese de intoxicação por metanol. O paciente recebeu alta médica e se recupera bem em casa dos sintomas apresentados, diz a nota divulgada no início do mês pela pasta estadual.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido