Celina (Malu Galli) em Vale Tudo: novela finalmente falou da presença de advogado em depoimento - Foto: Reprodução/TV Globo
Depois de cinco capítulos, o remake de Vale Tudo finalmente corrigiu um deslize que foi criticado até mesmo pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Depois de confessar que matou Odete Roitman (Debora Bloch), Celina (Malu Galli) enfim teve o auxílio de um advogado para registrar o seu novo depoimento.
A revelação da milionária surpreendeu até o delegado Mauro (Claudio Jaborandy), já que contradisse os seus outros dois depoimentos. “A senhora está afirmando que mentiu?”, questionou ele. “Estou, queria dizer que estou arrependida, mas não estou. Minha irmã merecia morrer, claro que não queria ir presa, mas não posso correr o risco de que vocês se equivoquem de alguma maneira e minha sobrinha acabe presa”, devolveu ela.
O policial, então, se mostrou ainda mais atônito ao perceber que a personagem de Malu Galli estava sozinha. “Eu vou então chamar a escrivã para registrar a sua confissão. Agora, para assinar, a senhora vai precisar da presença de um advogado”, detalhou. “Eu vou providenciar isso”, finalizou a personagem de Malu Galli.
A OAB não só emitiu uma nota oficial como se manifestou nas redes sociais por causa da sequência em que os cinco suspeitos pela morte de Odete são levados para prestar depoimento. A entidade destacou a falta de um advogado para acompanhá-los, reforçando a importância do direito à assistência jurídica em situações de interrogatório.
“Todo mundo indo depor sem advogado em Vale Tudo? Na vida real, isso não valeria. A advocacia é indispensável para garantir direitos”, diz a publicação no X.
“A presença de um advogado é direito de toda pessoa. Ninguém deve ser ouvido em investigação, interrogatório ou audiência sem assistência jurídica. É isso que garante um processo justo e equilibrado”, segue.
“A Constituição Federal é clara: ‘Art. 133 – O advogado é indispensável à administração da justiça. Sem advocacia forte, não há Estado de Direito (…). Na ficção, pode até parecer Vale Tudo. Mas, na vida real, vale a Constituição”, finaliza.