Menu

PGR descarta prisão de Eduardo Bolsonaro a pedido de deputados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestou nesta terça-feira (14) e descartou pedir a prisão preventiva do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) com base no pedido feito por outros parlamentares.

Segundo a PGR, o órgão não pode fazer a avaliação do pedido de prisão preventiva com o requerimento dos parlamentares. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, sustenta que o pedido só poderia ser feito pela própria Procuradoria ou pela PF (Polícia Federal).

Anúncio

A manifestação da PGR é feita após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), logo depois do pedido dos deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Talíria Perone (PSOL-RJ), líderes de seus partidos na Câmara.

Os parlamentares ainda solicitam o bloqueio de pagamentos de salários e verba indenizatória.

“Em embargo do denodo com que atuam os parlamentares que deram o pedido a protocolo, suas excelências não estão habilitadas no feito em nenhuma dessas posições, o que lhes subtrai a legitimidade processual para postular no feito”, explica o procurador-geral da República.

Gonet, no entanto, não analisou o mérito do pedido. Eduardo Bolsonaro foi denunciado no Supremo pela PGR por coação em processo judicial, devido à sua atuação nos Estados Unidos.

“De toda sorte, a Procuradoria-Geral da República se reserva à avaliação, em instante que estime oportuno, de eventual requerimento de medidas cautelares, inclusive no que tange ao aspecto da sua viabilidade efetiva”, considerou Paulo Gonet.

Segundo a PGR, já tramita na Câmara dos Deputados procedimentos que avaliam o bloqueio de salários e outros pagamentos ao parlamentar. A decisão final sobre a prisão preventiva cabe ao ministro relator, Alexandre de Moraes.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.