Menu

Operação Vereda: acusado de ameaçar assentados e denunciantes é preso no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Federal cumpriu na última segunda-feira, 13, um mandado de prisão preventiva contra um dos investigados na Operação Vereda, deflagrada para combater invasões e desmatamentos ilegais na Reserva Legal Coletiva do Projeto de Assentamento Extrativista Porto Dias, na zona rural de Acrelândia (AC).

Segundo a corporação, a prisão foi decretada pela Justiça Federal após as investigações apontarem que o suspeito continuava ameaçando assentados e denunciantes que colaboraram com as autoridades, numa tentativa de intimidar testemunhas e obstruir o andamento das apurações.

Anúncio

A PF destacou que a medida representa um avanço na responsabilização dos envolvidos e reforça o compromisso da instituição com o combate às invasões de terras públicas, ao desmatamento ilegal e às ações de intimidação contra os legítimos moradores da floresta.

A Operação Vereda foi deflagrada em 30 de setembro, com o objetivo de identificar e coibir grupos responsáveis por ocupações violentas e loteamentos clandestinos dentro da área de reserva legal do assentamento Porto Dias, criado para garantir a subsistência de famílias extrativistas por meio de atividades sustentáveis, conforme plano de manejo aprovado pelos órgãos ambientais.

As investigações apontam que os suspeitos agiam com violência e ameaças, inclusive contra crianças, para expulsar moradores legítimos e vender ilegalmente lotes.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.