Menu

Ministério Público do Estado do Acre apresenta iniciativas de tecnologia e inovação no ExpoJud

Foto: MPAC
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participa, nesta semana, do Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema da Justiça (ExpoJud 2025), um dos maiores eventos do país voltados à transformação digital no sistema de Justiça. O congresso teve início nesta terça-feira, 14, e segue até a próxima quinta-feira, 16.

Realizado em Brasília, o encontro reúne representantes de diversas instituições públicas e privadas, especialistas em inovação, pesquisadores e gestores da área jurídica, promovendo um espaço de diálogo sobre o futuro da Justiça no Brasil. O MPAC é um dos expositores do evento, com estande próprio, onde apresenta projetos e iniciativas institucionais.

Anúncio

Entre as iniciativas expostas pelo Ministério Público acreano estão o Observatório de Políticas Públicas, Ação Impacto, Investigador Cidadão, o Comunicado de Atividade Atípica (COAT), o Comunicado de Possíveis Irregularidades (COPI), TEA – Eles Não Estão Sós, Destine e Proteja, Justiça de Gênero, Merenda Escolar Regional, SIGE, Radar de Enchentes, Feminicidômetro, ComparaAI, Retina, o Laboratório de Inovação do MPAC (SeringalLab), LEAAM e o Prêmio Melhor Estágio MPAC. Essas ações abrangem diferentes áreas de atuação, como inovação tecnológica, proteção de grupos vulneráveis, promoção de direitos humanos, estímulo à participação cidadã e aprimoramento da gestão.

Cinco dos projetos apresentados são finalistas do Prêmio Judiciário Exponencial 2025: o SeringalLab, o Comunicado de Possíveis Irregularidades, o Comunicado de Atividade Atípica, o Retina e o Prêmio Melhor Estágio MPAC.

O procurador-geral, Danilo Lovisaro do Nascimento, participou da abertura do evento e destacou que o ExpoJud é uma oportunidade para reforçar o compromisso da instituição com a inovação e a transformação digital no sistema de Justiça.

“Participar de eventos como este é fundamental para que possamos trocar experiências e fortalecer o uso da tecnologia como instrumento de transparência, eficiência e proteção social. O MPAC reafirma seu compromisso de incorporar a inovação de forma consistente, contribuindo para uma Justiça mais eficaz e acessível a toda a população”, disse.

Com informações do MPAC.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.