Menu

Ministério Público do Estado do Acre apresenta iniciativas de tecnologia e inovação no ExpoJud

Foto: MPAC
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participa, nesta semana, do Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema da Justiça (ExpoJud 2025), um dos maiores eventos do país voltados à transformação digital no sistema de Justiça. O congresso teve início nesta terça-feira, 14, e segue até a próxima quinta-feira, 16.


Realizado em Brasília, o encontro reúne representantes de diversas instituições públicas e privadas, especialistas em inovação, pesquisadores e gestores da área jurídica, promovendo um espaço de diálogo sobre o futuro da Justiça no Brasil. O MPAC é um dos expositores do evento, com estande próprio, onde apresenta projetos e iniciativas institucionais.


Entre as iniciativas expostas pelo Ministério Público acreano estão o Observatório de Políticas Públicas, Ação Impacto, Investigador Cidadão, o Comunicado de Atividade Atípica (COAT), o Comunicado de Possíveis Irregularidades (COPI), TEA – Eles Não Estão Sós, Destine e Proteja, Justiça de Gênero, Merenda Escolar Regional, SIGE, Radar de Enchentes, Feminicidômetro, ComparaAI, Retina, o Laboratório de Inovação do MPAC (SeringalLab), LEAAM e o Prêmio Melhor Estágio MPAC. Essas ações abrangem diferentes áreas de atuação, como inovação tecnológica, proteção de grupos vulneráveis, promoção de direitos humanos, estímulo à participação cidadã e aprimoramento da gestão.

Publicidade


Cinco dos projetos apresentados são finalistas do Prêmio Judiciário Exponencial 2025: o SeringalLab, o Comunicado de Possíveis Irregularidades, o Comunicado de Atividade Atípica, o Retina e o Prêmio Melhor Estágio MPAC.


O procurador-geral, Danilo Lovisaro do Nascimento, participou da abertura do evento e destacou que o ExpoJud é uma oportunidade para reforçar o compromisso da instituição com a inovação e a transformação digital no sistema de Justiça.


“Participar de eventos como este é fundamental para que possamos trocar experiências e fortalecer o uso da tecnologia como instrumento de transparência, eficiência e proteção social. O MPAC reafirma seu compromisso de incorporar a inovação de forma consistente, contribuindo para uma Justiça mais eficaz e acessível a toda a população”, disse.


Com informações do MPAC.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido