O Sindicato dos Mototaxistas, Motoboys e Motofretes do Estado do Acre (SINDIMOTO/AC) divulgou uma nota de repúdio, nesta terça-feira, 14, em resposta às declarações do vereador Eber Machado (MDB), que utilizou as redes sociais na segunda-feira, 13, para criticar a gestão do prefeito Tião Bocalom (PP) e da RBTrans em razão da instalação de um banco com cobertura em frente ao Terminal Urbano, destinado aos mototaxistas.
Assinada pelo presidente da entidade, Eriberto Gomes da Silva, e pelo associado Airton Silva de Souza, a nota classifica as declarações do parlamentar como “inconsequentes, infundadas e irresponsáveis”, afirmando que se tratam de uma atitude “notoriamente politiqueira”, com o objetivo de “desqualificar o trabalho da categoria e atacar a atual gestão municipal”.
Segundo o sindicato, a narrativa apresentada por Eber Machado é “mentirosa”. O banco instalado ao lado do Terminal Urbano, explica a nota, foi uma cortesia da Prefeitura de Rio Branco, com o propósito de oferecer aos mototaxistas um ponto de descanso e convivência no fim da tarde e à noite.
A entidade reforça que o local não se trata de um abrigo de trabalho, lembrando que há três abrigos cobertos disponíveis ao redor do terminal para uso durante o expediente.
Na avaliação do SINDIMOTO, as falas do vereador demonstram falta de compromisso com a verdade, desrespeito com trabalhadores que sustentam suas famílias com dignidade e intenção política de atacar a gestão de Tião Bocalom, destacada pela nota como “atenta às categorias e conduzida com seriedade”.
Por fim, o sindicato reafirma a confiança no diálogo e no respeito institucional mantidos entre a categoria e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), destacando a “harmonia” no trabalho conjunto em prol dos profissionais e da mobilidade urbana de Rio Branco.