A Organização dos Povos Indígenas do Juruá (OPIRJ) celebrou, nas redes sociais, a presença do líder Ashaninka Antônio Piyãko em uma das imagens presentes no livro entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Papa Francisco durante o recente encontro entre ambos no Vaticano, na Itália.
A fotografia, que mostra Piyãko em meio à sua comunidade, foi destacada pela entidade como um símbolo da representatividade e da importância dos povos indígenas do Acre e da Amazônia nas pautas globais.
“Quando líderes como Antônio Piyãko são lembrados em espaços de diálogo mundial, é o reconhecimento das lutas, saberes e resistências que protegem a floresta e inspiram o mundo”, afirmou a OPIRJ em nota.
A organização também destacou que o registro representa um marco de respeito e valorização das lideranças indígenas, reforçando o papel fundamental que essas vozes desempenham na defesa do meio ambiente e dos direitos dos povos originários. “A OPIRJ celebra esse momento como um marco de respeito e valorização das nossas lideranças e reafirma o compromisso de seguir fortalecendo as vozes indígenas do Juruá”, completou a entidade.