Menu

Lira atua para conter retaliação e manter cargos-chave com Centrão

Foto: reprodução/Poder360
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ex-presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) tem atuado para que o Centrão mantenha os cargos-chave que possui no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lira chegou a telefonar para a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, após a Caixa Econômica Federal destituir dois nomes ligados ao Centrão que ocupavam postos no banco.

Anúncio

Na conversa, o deputado teria pedido cautela nas mudanças que estão por vir e argumentado que “algumas relações ainda podem ser reconstruídas” entre o governo e o Congresso.

O Palácio do Planalto busca mapear o apoio que ainda tem no Congresso após ser derrotado na Câmara, com a retirada de pauta da MP (medida provisória) alternativa ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Na segunda-feira (13), Gleisi recebeu o presidente da Caixa, Carlos Vieira, que comanda o banco desde novembro de 2023 e foi indicado ao posto por Lira.

A boa relação de Lira com o Planalto teria pesado na decisão do governo em manter Vieira no comando da Caixa. Recentemente, o deputado viabilizou a aprovação do projeto de lei que busca isentar trabalhadores que ganham até R$ 5 mil do pagamento do Imposto de Renda. A pauta é prioritária para o governo Lula.

No encontro entre Gleisi e Vieira, a ministra disse que pretende manter o atual presidente à frente do banco, mas, segundo interlocutores, também tratou da lista de cortes e possíveis nomes de reposições.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.