A Gol (GOLL54) comunicou ao mercado nesta segunda-feira (13) a possibilidade de fechamento de capital no Brasil. Assembleias Gerais foram convocadas para discutir a incorporação da Gol Investment Brasil pela Gl Linhas Aéreas, resultando na saída da companhia aérea da B3.
“A Incorporação ocorre com o objetivo de reorganizar as operações da Companhia, buscar sinergias e reduzir seus custos”, informou a aérea em fato relevante, adicionando que a operação ainda precisa de aprovação societária.
De acordo com o comunicado, a Assembleia Geral Extraordinária e a Assembleia Geral Especial de Preferencialistas foram convocadas para o dia 4 de novembro.
A Gol também alerta para os riscos de perda de liquidez e de governança e de não implementação.
“A eventual não obtenção de tais aprovações poderá inviabilizar a implementação da Incorporação e a incerteza com relação à eventual não implementação pode afetar negativamente a cotação das ações da Companhia”, acrescenta a empresa.
A justificativa para propor o movimento se dá no meio de reestruturação financeira da empresa. Em maio deste ano, os acionistas aprovaram um processo de capitalização para auxiliar no processo de recuperação judicial que a aérea enfrenta nos EUA.
Na outra ponta, a companhia pertencente ao grupo Abra afirmou que a saída dos papéis da bolsa brasileira não deve ocorrer caso o custo total de compra das ações preferenciais pertencentes aos acionistas minoritários seja igual ou superior a R$ 47,2 milhões, o que também restringiria a incorporação.