O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Acre (CEDIM/AC) publicou nesta terça-feira, 14, a Deliberação nº 01/2025, que regulamenta o processo eleitoral para escolha das entidades da sociedade civil que irão compor o colegiado no biênio 2025-2027. O edital foi assinado pela presidente do conselho, Geovana Nascimento Castelo Branco, e convoca todas as organizações legalmente constituídas e em funcionamento que atuem na promoção, defesa e garantia dos direitos das mulheres.
De acordo com o documento, podem se candidatar entidades com mais de dois anos de atuação comprovada na área de igualdade de gênero e que compartilhem dos princípios da Política Nacional e Estadual para as Mulheres. A eleição será realizada de forma presencial, por votação em cédulas de papel, no dia 10 de novembro de 2025, das 8h às 15h, na sede da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), em Rio Branco.
O processo prevê a eleição de 11 representantes titulares e 11 suplentes da sociedade civil, além de três conselheiras convidadas de honra, escolhidas entre mulheres com notória atuação em defesa dos direitos femininos. As inscrições das entidades interessadas ficam abertas de 10 a 28 de outubro de 2025 e devem ser realizadas presencialmente ou por meio digital, conforme orientações do edital.
A Comissão Eleitoral, composta por sete conselheiras, será responsável por organizar e conduzir todas as etapas do processo, incluindo habilitação das candidaturas, votação e apuração. O edital também determina que o Ministério Público será informado e acompanhará o processo eleitoral, garantindo transparência e lisura.