Menu

A previsão feita antes da estreia de Vale Tudo e que se cumpriu à risca

Raquel (Taís Araujo) em Vale Tudo: novela das nove foi ainda menos fiel do que se esperava - Foto: Reprodução/TV Globo
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O remake de Vale Tudo chega à reta final comprovando que Manuela Dias teve mais do que uma simples “carta branca” para reinventar a trama. O último capítulo, que vai ao ar nesta sexta (17), consolida a produção como muito além de uma adaptação –uma releitura que se mostrou muito mais independente do que se esperava do clássico de 1988.

Como o Notícias da TV havia noticiado em novembro de 2024, a própria Globo já considerava o folhetim mais como uma “homenagem” do que uma “recriação fiel” da versão original de Gilberto Braga (1945-2021), Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1926-2004).

Anúncio

Esse, aliás, havia sido um dos principais motivos que fez Manuela aceitar a proposta feita por Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, e José Luiz Villamarim, diretor de dramaturgia, para o remake –já sabendo, de antemão, que levaria muitas pedradas.

As pedras, aliás, foram um pouco mais numerosas do que o esperado. A emissora imaginava que as novidades iam incomodar os mais puristas nas redes sociais, mas foi surpreendida por vozes com bem mais peso do que internautas atrás de um fake no X –da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) a Edgar Moura Brasil, viúvo de Braga.

A repercussão, bem ao estilo “falam mal, falem bem, mas falem de mim” foi crucial para que a Globo lucrasse –e muito– com Vale Tudo. A novela teve um desempenho publicitário que surpreendeu até os mais otimistas, com os intervalos disputados a tapa no capítulo em que Odete (Debora Bloch) foi assassinada.

Nesse ponto, Vale Tudo esbarrou muito no que a líder de audiência já vinha sofrendo com o BBB: uma grande repercussão nas redes sociais, alto faturamento, mas críticas muito volumosas tanto nas redes quanto na imprensa especializada.

No fim das contas, Vale Tudo cumpriu seu papel: gerou debate, dividiu opiniões e manteve o público ligado até o último minuto. A Globo conseguiu transformar o remake em um fenômeno de engajamento e faturamento, ainda que à custa de controvérsia. E, assim como Odete Roitman, o remake também entra para a história –não por agradar a todos, mas por ser impossível de ignorar.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.