Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira • Divulgação/MRE
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, irá de Roma, na Itália, direto para Washington, capital dos Estados Unidos. A expectativa é que o chanceler chegue ao país na manhã desta terça-feira (14).
Segundo fontes do governo brasileiro, nos Estados Unidos, Mauro Vieira terá um encontro, ainda sem data definida, com o secretário de Estado americano, Marco Rubio.
De acordo com interlocutores, a expectativa do ministro é, ainda nesta semana, conversar com o secretário norte-americano e fechar detalhes sobre um possível encontro entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e dos Estados Unidos, Donald Trump.
Vieira teria como intuito “preparar o terreno” para a conversa entre os dois mandatários e evitar qualquer tentativa de colocar Lula em uma saia justa.
Em 6 de outubro, Lula e Trump conversaram pela primeira vez, por telefone.
Durante o telefonema, o líder brasileiro pediu que o governo americano retire a taxa aplicada a produtos brasileiros e as sanções contra autoridades, segundo o Planalto.
Conforme o comunicado, os líderes conversaram por 30 minutos em “tom amistoso” e combinaram de se encontrar pessoalmente “em breve”.
“Em tom amistoso, os dois líderes conversaram por 30 minutos, quando relembraram a boa química que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU. Os dois presidentes reiteraram a impressão positiva daquele encontro”, prosseguiu o governo brasileiro.
Durante a conversa, Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar continuidade às negociações com as autoridades brasileiras.
Posteriormente, o presidente norte-americano disse ter gostado de conversar com Lula, dizendo que focaram em questões de economia e comércio.