Menu

Primeira missa do Círio de Nazaré celebra devoção a Nossa Senhora em Rio Branco

Foto: Jardy Lopes
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Catedral Nossa de Senhora de Aparecida, em Rio Branco, iniciou as celebrações do Círio de Nazaré na manhã deste domingo (12) com uma missa solene dedicada à devoção a Nossa Senhora de Nazaré e ao papel central de Maria na história da salvação. O evento, marcado por uma rápida queima de fogos ao alvorecer, reuniu fiéis em um momento de fé e tradição, dando o pontapé inicial para as festividades que homenageiam a padroeira.


A missa foi celebrada pelo Padre Manoel, que em sua homilia destacou a origem milagrosa da imagem de Nossa Senhora, encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul, no estado de São Paulo, em 1717. “A data de hoje faz referência ao encontro da imagem da Mãe de Jesus que foi encontrada em duas partes: Primeiro o corpo, depois a cabeça, uma imagem muito desprovida de qualquer cuidado. Foi encontrada no rio Paraíba, no estado de São Paulo, por pescadores. Esta singela imagem quebrada foi conservada na casa daqueles pescadores. Mas aconteceram coisas extraordinárias, que não tinham explicação de forma natural, só poderia ser ação divina”, pregou o padre, enfatizando a manifestação divina na simplicidade.


Padre Manoel comparou Maria à nova Arca da Aliança, traçando um paralelo com o Antigo Testamento. “Hoje nós celebramos a manifestação de Deus, na simplicidade daquela que humildemente Ele escolheu para ser para nós uma nova Arca da Aliança. No Antigo Testamento, a Arca da Aliança era um cofre de madeira nobre, coberta de ouro e de pedras preciosas, e que no seu interior guardava os mandamentos da lei de Deus. Esta arca acompanhava o povo de Deus por onde Ele andava, porque era o sinal de que Deus escolheu aquele povo, fez com Ele uma aliança. Com Maria, já não existe mais um cofre de madeira nobre, revestido de ouro, o que temos é uma jovem de Nazaré, filha de Joaquim e Ana, menina de fé, temente a Deus, que esperava as promessas que Deus fez ao seu povo, e que um certo dia – ela não tinha se preparado para isso – se deu uma visita. Era um dos arcanjos de Deus, Gabriel, portador das boas novas, portador de coisas boas, que dizia, ‘cheia de graça, alegra-te, o Senhor está contigo’”, explicou o sacerdote, convidando os fiéis a refletirem sobre a humildade e a eleição divina de Maria.

Publicidade


O padre também recordou o episódio do primeiro milagre de Jesus, nas Bodas de Caná, onde Maria intercede pela falta de vinho. “Jesus e os seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse ‘eles não têm mais vinho’. Jesus respondeu-lhe, ‘mulher, porque dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou’. Sua mãe disse aos que estavam servindo, ‘fazei o que ele vos disser’. Estavam seis talhas de pedra colocadas ali para a purificação dos judeus. Cada uma delas cabia mais ou menos cem litros de água. Jesus disse aos que estavam servindo, ‘enchei as talhas de água’, encheram-nas até a borda, e Jesus disse, ‘agora tirai e levai ao mestre-sala’, e eles levaram. O mestre-sala experimentou a água que se tinha transformado em vinho, ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo, ele disse, ‘todo mundo serve primeiro o vinho melhor, e quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom, mas tu guardaste o vinho melhor até agora’. Este foi o início dos milagres de Jesus, Ele manifestou a sua glória e seus discípulos creram nele”, narrou Padre Manoel, destacando o papel intercessor de Maria.


A programação do Círio de Nazaré prossegue ao longo do dia. Às 8h00, haverá segunda missa. O ac24horas transmitirá ao vivo a chegada das imagens na Gameleira e a procissão, a partir das 16h, pelo site ac24horas.com, redes sociais oficiais e este link específico. A Missa Solene também será transmitida após a procissão, com possibilidade de notificação no YouTube por meio deste link.


VEJA A GALERIA DE FOTOS:


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido