Menu

Amazonas registra mais de 200 crimes financeiros contra idosos em 2025

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

De janeiro a setembro deste ano, a Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (DECCI) registrou 264 ocorrências de crimes financeiros no Amazonas — 148 por estelionato e 116 por apropriação de bens.

Diante do aumento dos casos, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deflagrou a Operação Virtude, em parceria com outros órgãos de proteção, para reforçar o combate às violências contra idosos e orientar familiares e cuidadores sobre a prevenção de golpes.

Anúncio

Segundo a delegada Larissa Barreto, pessoas com 60 anos ou mais são alvos frequentes de criminosos, sobretudo pela dificuldade no uso de tecnologias, o que as torna mais vulneráveis a fraudes virtuais. Entre os golpes mais comuns estão o “estelionato sentimental”, em que o autor mantém um falso relacionamento virtual com a vítima, e o “golpe do falso parente”.

A delegada também alerta para os riscos enfrentados por idosos que circulam sozinhos em locais públicos, como bancos. Nesses casos, ela recomenda que estejam sempre acompanhados para evitar abordagens e tentativas de golpe.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.