Categorias: Nacional

Trump ameaça controlar venda de peças de aviões da Boeing para China

Por
Metropoles

Os Estados Unidos ameaçam impor controles de exportação sobre peças de aviões da Boeing como parte do novo pacote de represálias comerciais contra a China. A afirmação foi feita pelo presidente Donald Trump, na noite de sexta-feira (11/10), no Salão Oval da Casa Branca.


O republicano anunciou no mesmo dia, em sua rede “Truth Social”, que vai impor tarifas de 100% sobre os produtos chineses, além de adotar restrições à venda de “qualquer e todo software crítico” para o país asiático. Trump acusa a China de controlar a exportação de elementos ligados às terras raras, fundamentais para a produção de itens de alta tecnologia, como semicondutores.


Ainda na sexta-feira, o presidente dos EUA cogitou cancelar uma reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, prevista para ocorrer durante a Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), na Coreia do Sul, no fim de outubro. Mais tarde, contudo, disse que o compromisso deveria ser mantido.


Ao ser perguntado sobre quais itens os EUA poderiam impor controles de exportação, Trump afirmou: “Temos muitas coisas, incluindo uma grande coisa que é o avião. Eles (a China) têm muitos aviões da Boeing e precisam de peças”, afirmou a repórteres na Casa Branca.


Em agosto, a mídia internacional noticiou que a Boeing estava negociando a venda de até 500 jatos para a China. Estimativas apontam que as companhias aéreas chinesas têm 1.855 aviões da empresa americana em serviço, além de mais de 200 pedidos firmes de aeronaves.


Compartilhe
Por
Metropoles