Menu

Einstein anuncia lançamento de curso para preparar médicos para residência

O ensino Einstein, ligado ao Einstein Hospital Israelita, anunciou o lançamento do curso de residência médica, chamado “Einstein Prepara”. O curso online será voltado a médicos e estudantes que desejam ingressar em programas de residência médica.

Alexandre Holthausen, médico cardiologista e diretor-superintendente do Ensino Einstein, explica que o aumento no número de formandos em medicina tem gerado uma concorrência cada vez mais acirrada pelas vagas de residência. Em resposta a esse cenário, diz, o “Einstein Prepara” surge como um apoio acadêmico e prático aos médicos em início de carreira.

“O curso reflete a experiência acumulada do Einstein na formação e na assistência, promovendo uma preparação consistente, atualizada e alinhada à realidade da profissão. Mais do que apoiar o desempenho nas provas, o programa pretende fortalecer a base de conhecimento e a segurança clínica dos futuros residentes”, afirma Holthausen.

Com o lançamento previsto para dezembro deste ano, o “Einstein Prepara” é voltado para estudantes do 5º e 6º anos de medicina e médicos formados.

O curso promete oferecer mentoria e recursos tecnológicos de ponta, como aula prática com simulações realísticas, que recriam situações clínicas para o desenvolvimento de habilidades comportamentais e segurança.

“A expectativa é contribuir para que um número maior de profissionais tenha acesso a uma preparação de qualidade, com o mesmo padrão de excelência que orienta nossas atividades assistenciais e educacionais”, afirma Holthausen.

Em abril deste ano, o governo federal criou o Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica). O exame tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino dos cursos de medicina do país e também ajudar na seleção de alunos para residências.

De acordo com o Inep, órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação) e responsável pela prova, o Enamed também tem como objetivo a melhoria dos cursos, o fortalecimento do SUS e a unificação e transparência do modelo de avaliação.

Conforme mostrou a Folha em agosto, o MEC irá aplicar penalidades, como a suspensão da entrada de novos estudantes, a cursos de graduação de medicina mal avaliados no Enamed.

A prova do Enamed será baseada na matriz de referência do Enare (Exame Nacional de Residência). Com isso, o resultado do novo exame também poderá ser usado no Enare, que é realizado pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para selecionar candidatos a vagas de residência médica.

As inscrições para o Enamed 2025 já estão encerradas. A prova será aplicada no dia 19 de outubro em todo o país.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.