A Catedral Nossa Senhora de Nazaré, no centro da capital acreana, realizou na noite deste sábado (11), o encerramento do novenário e a transição para o Círio de Nazaré. O evento reuniu fiéis de diversas paróquias, culminando na apresentação do manto de Nossa Senhora, símbolo de proteção e misericórdia divina.
O novenário, composto por nove noites de orações e reflexões espirituais, serve como preparação para as grandes celebrações da Igreja Católica. “Nós estamos, com esta celebração, encerrando a preparação próxima para o Círio. Hoje é o encerramento do novenário. O novenário são nove noites de espiritualidade que preparam as grandes celebrações da Igreja”, explicou o padre Manoel de Jesus, em entrevista ao ac24horas.
Durante a missa de encerramento, o destaque foi a revelação do manto, que revestirá a imagem de Nossa Senhora durante a procissão do Círio. “O manto é o que reveste a imagem para a procissão do Círio. Ele é trocado a cada ano. E ele é apresentado nesta missa de hoje, que encerra as novenas”, detalhou o padre.
Ele enfatizou que a celebração de sábado é única por encerrar as nove noites de preparação espiritual, apresentando o manto, que simboliza a bondade de Deus. “O manto significa proteção, o manto significa amparo, o manto significa dignidade. Esta celebração evoca a bondade de Deus que nos reveste da sua misericórdia, que nos reveste com a sua graça em ser feliz Jesus Cristo, que nos veio através de Maria”, acrescentou.
Avaliando o novenário deste ano, o padre Manoel destacou a forte participação comunitária. “O novenário é o momento de trazer as comunidades para a Catedral, porque o Círio é uma comunhão na Diocese de Rio Branco. Cada noite, no novenário, vinha uma paróquia de diversos bairros aqui de Rio Branco para a Catedral. Trazia toda a sua comunidade, todos os serviços litúrgicos. Então, o novenário foi um momento forte de expressar a comunhão da Igreja”, afirmou. Segundo ele, o evento reforçou a unidade entre os fiéis, com grupos de bairros inteiros se mobilizando para participar, celebrando a comunhão e a participação ativa na fé.
A programação do Círio de Nazaré prossegue com intensidade a partir do amanhecer deste domingo (12). Às 6h, haverá a alvorada festiva, com queima de fogos e Santa Missa na Catedral Nossa Senhora de Nazaré. Uma segunda celebração ocorrerá às 8h, mantendo o ambiente de oração e reflexão.
Para acompanhar os momentos mais aguardados, o portal ac24horas transmitirá ao vivo a chegada das imagens na Gameleira e a procissão, a partir das 16h, pelo site ac24horas.com, redes sociais oficiais e este link específico. A Missa Solene também será transmitida, com possibilidade de notificação no YouTube por meio deste link.
VEJA A GALERIA DE FOTOS DE JARDY LOPES:













