Menu

Rio Branco inicia transferência de acervo arqueológico para a Ufac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), acompanhado do vereador João Paulo (Podemos), destacou nesta sexta-feira, 10, a importância da transferência de bens arqueológicos atualmente armazenados no Parque Capitão Ciríaco, sob responsabilidade da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), para o Centro de Arqueologia e Antropologia Indígena da Amazônia Ocidental (CAAINAM), da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Anúncio

Segundo o gestor, a iniciativa tem como objetivo preservar o acervo histórico e garantir melhores condições de conservação e acesso à pesquisa. “São peças com até 2 mil anos. A nossa história precisa ser preservada. A prefeitura não dispõe de um espaço adequado, e a UFAC já tem estrutura para isso. Nada melhor que colocar lá, para que as pessoas possam visitar e conhecer mais sobre o nosso passado”, afirmou Bocalom.

A arqueóloga e superintendente substituta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Antônia Barbosa, ressaltou que a transferência é resultado de uma ação articulada há anos, com acompanhamento do Ministério Público Federal (MPF). “A prefeitura firmou um acordo para receber esse patrimônio, mas atualmente não há condições de mantê-lo no Parque Capitão Ciríaco. O material será levado à UFAC em duas etapas, com a segunda remessa prevista para ocorrer até segunda-feira”, explicou.

Antônia destacou ainda que o acervo reúne bens arqueológicos de povos antigos, com cerca de 2 mil anos de história, essenciais para a preservação da memória e da identidade cultural da região.

O representante do CAAINAM/UFAC, Dr. Jacó César Piccoli, garantiu que o laboratório destinado ao acervo oferece condições ideais de segurança e preservação. “O espaço não é inundável, dispõe de segurança e o material será manuseado apenas por pessoas autorizadas. Em até seis meses, o local estará totalmente estruturado para o trabalho técnico e científico”, afirmou Piccoli.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.