Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Em uma noite repleta de emoção, reconhecimento e inspiração, o Conselho de Jovens Empresários do Acre (Conjove), em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), realizou, nesta sexta-feira, 10, no Gran Reserva, a cerimônia do Prêmio Rodrigo Pires de Empreendedorismo 2025. O evento celebrou iniciativas inovadoras, sustentáveis e transformadoras que têm fortalecido o ambiente de negócios no estado.
Antes do início da premiação, os pais do publicitário Rodrigo Pires foram homenageados e receberam troféus das mãos de Karenna Lima, presidente do Conjove. Em seguida, após semanas de votação popular e análise técnica, foram anunciados os finalistas das seis categorias que simbolizam o novo momento do empreendedorismo acreano. Na categoria Empreendedorismo Feminino, a vencedora foi Panela Ferreira da Silva, da Brumed. Na categoria Transformação Digital, o prêmio foi concedido a João Paulo Magalhães, proprietário do Deck Restaurante. Já em Responsabilidade Socioambiental, a ganhadora foi Juliana Pejon, da Made in Acre. Na categoria Inovação em Gestão Empresarial, o destaque foi Íris Tavares, que atua há 40 anos no mercado. Em Revelação Empresarial, a vencedora foi Juliana Carolina Oliveira Lemos, do Grupo Quero Pra Min. Por fim, na categoria Atuação em Redes Sociais e Associativismo, o prêmio foi entregue a Lidiane de Lima Cabral, da Associação de Mulheres Empreendedoras “Elas Fazem Acontecer”.
Foto: Sérgio Vale/ac24horas
A presidente da Acisa, Patrícia Dossa, ressaltou o simbolismo do prêmio e a emoção de eternizar o legado de Rodrigo Pires — publicitário, empresário e produtor rural acreano que faleceu tragicamente em 2024 e que inspirou o nome da premiação. “O prêmio já era uma ideia nossa da Acisa e do Conjove. Surgiu o nome do Rodrigo depois do trágico acidente que tirou a vida dele, porque ele representa totalmente aquilo que pensamos sobre empreendedorismo, sucesso e pioneirismo. Rodrigo era um cara além da idade dele, transitava em todos os ambientes. Quando começamos a formatar o prêmio, ainda não tínhamos uma pessoa para homenagear, mas, após sua partida, foi unânime: seria o Rodrigo”, afirmou Dossa.
A presidente destacou que o evento deve se tornar uma tradição no calendário empresarial do Acre. “Pretendemos realizar o prêmio todos os anos, aumentar e alterar as categorias, homenageando pessoas que, assim como o Rodrigo, investem e acreditam em um futuro melhor para a nossa cidade e para o estado”, acrescentou.
Segundo ela, nesta primeira edição, os vencedores receberam troféus e certificados, simbolizando o reconhecimento e o compromisso com o desenvolvimento sustentável e inovador. “Por enquanto, a premiação é simbólica, com troféu e certificado. Mas, com mais patrocínios e apoios no futuro, quem sabe possamos oferecer também valores em dinheiro. O mais importante, porém, é o reconhecimento — e esse é o maior prêmio”, concluiu Patrícia Dossa.
A presidente do Conjove, Karenna Lima, também destacou a importância da noite e o impacto da homenagem a Rodrigo Pires no fortalecimento do empreendedorismo local. “O evento de hoje marca o início de um novo capítulo na história do empreendedorismo acreano. Rodrigo Pires foi um homem que precisa ser lembrado e representado de uma forma que eternize sua trajetória. Esse prêmio nasceu dessa ideia, construída em parceria com o CMEC, a ACISA, a PWS — empresa fundada por ele — e com o apoio da família”, declarou Karenna.
Ela destacou ainda a forte participação popular no processo de escolha dos homenageados. “Tivemos mais de 4 mil votos no total, o que mostra o quanto a sociedade valoriza o reconhecimento dos empresários e as categorias premiadas. Nesta noite, mais de 30 empreendedores serão homenageados, e cada um deles representa um pedaço da história de dedicação e inovação que o prêmio busca eternizar”, concluiu.
O empresário José Eduardo Leite destacou a importância de concorrer ao Prêmio de Responsabilidade Socioambiental . “É uma honra concorrer a um prêmio como esse, porque, nas condições em que vivemos hoje, precisamos dar muita importância ao meio ambiente. Um prêmio socioambiental valoriza quem se dedica a essa causa. Não tenho pretensão de ganhar, mas participar já é muito significativo, pois reforça a importância da preservação”, afirmou.
Leite também ressaltou as ações da Ipê Empreendimentos Imobiliários, empresa da qual é fundador, voltadas para o reflorestamento. “Já plantamos 41 mil árvores em áreas próprias nossas, aqui em Rio Branco. Tenho uma formação cultural voltada a isso, pois meu pai já possuía uma reflorestadora em São Paulo. Quando vim para o Acre, trouxe esse espírito comigo”, contou.
Foto: Sérgio Vale/ac24horas
A cerimônia contou com jantar completo, open bar, ilha de drinks, corredor instagramável, ativações de marcas parceiras e apresentações musicais exclusivas, em um ambiente moderno e elegante que traduziu o tema da noite: “Um brinde ao futuro”.
Entre as autoridades presentes, destacaram-se o senador Sérgio Petecão, o deputado federal Eduardo Veloso, o vice-prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, a secretária de Estado da Mulher, e o vereador Zé Lopes. Também estiveram presentes o presidente da Asas (Associação dos Supermercados do Acre), Adem Araújo; a vice-presidente da OAB/AC, doutora Thaís Moura; e o jornalista e publicitário Edson Marangoni, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior.
O Prêmio Rodrigo Pires de Empreendedorismo nasceu com a missão de perpetuar o legado de um jovem visionário e de impulsionar o futuro do empreendedorismo acreano, unindo propósito, inovação e emoção em uma só celebração.
Confira mais fotos: