Menu

Trump: ‘Se eu me chamasse Obama, já teria recebido o Nobel da Paz’

Presidente dos EUA, Donald Trump • 24/09/2025REUTERS/Kevin Lamarque
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alegou nesta quinta-feira, 9, que caso ele se chamasse “Obama”, já teria recebido o Prêmio Nobel da Paz. A declaração é dada na esteira do anúncio do fim da guerra em Gaza, que contou com a participação de mediadores norte-americanos.

Ao ser perguntado por jornalistas se ele considera-se merecedor da consagração, Trump disse que “todos pensam que ele merece” e que “se tivesse o nome ‘Obama’, já teria ganhado o Nobel da Paz”.

Anúncio

“Acho que eu deveria ganhar umas quatro ou cinco vezes”, disparou o republicano.

Em tom provocativo, Trump completou dizendo que não acreditava que o prêmio seria dado, de fato, a ele – mas sim a alguma outra pessoa “eu não fez nada”.

Há exatos 16 anos, o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, quando mal havia completado nove meses de cargo. O Comitê Nobel Norueguês justificou a escolha citando seus “esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”, destacando sua visão de um mundo sem armas nucleares. A premiação gerou intenso debate global, com muitos considerando-a prematura e contraditória.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.