Menu

Quaest: Lula não deveria disputar reeleição para 56%; 42% dizem que sim

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não deveria disputar a reeleição ao cargo para 56% dos brasileiros, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (9).

Ainda segundo o levantamento, 42% acreditam que o petista deve concorrer novamente ao Palácio do Planalto.

Outros 2% disseram estar indecisos o não responderam ao questionamento.

Se comparado ao último levantamento em setembro, houve uma queda de três pontos percentuais entre os que não desejam uma nova candidatura de Lula. À época, 59% compartilhavam a opinião.

Já entre os favoráveis houve um aumento de três pontos percentuais, saindo de 39% no mês passado e subindo para os 42% de outubro.

Em maio deste ano, 66% diziam preferir que Lula não tentasse se reeleger nas próximas eleições, contra 32% que eram a favor.

Em declarações recentes, Lula tem afirmado que sua participação na corrida eleitoral de 2026 depende do estado de saúde que tenha no momento. Apesar disso, o chefe do Executivo também tem recebido apoio de aliados, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que chegou a confirmar sua candidatura no próximo ano.

A Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas, com 16 anos ou mais, presencialmente, entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.