Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Em entrevista ao programa Bar Vaz, no portal ac24horas, exibido simultaneamente no YouTube, Facebook e Instagram nesta quinta-feira, 9, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), garantiu que em 2026 a capital terá mais de 40% de tratamento de esgoto.
Bocalom acredita que até julho do ano que vem a cidade já alcançará esse índice. “Se Deus quiser, no máximo até o mês de julho do ano que vem, acredito que já vamos estar com mais de 40% de tratamento de esgoto. Então, olha que avanço: sair de 12,2% para mais de 40% é um grande progresso. E isso vai impedir que o esgoto continue sendo jogado in natura no rio, o que é um grande crime ambiental”, afirmou o prefeito.
Segundo o gestor, a Prefeitura recebeu o sistema de tratamento com apenas 2,2% de cobertura. “Pegamos com 2,2%. Agora estamos chegando perto de 17%, o que já é um bom avanço. E, se Deus quiser, com o recurso antigo do governo do Estado, que está finalizando a recuperação de uma estação de tratamento de esgoto, e com o que estamos fazendo, somado ao que o Estado também está realizando, vamos chegar a mais de 40%”, mencionou.