Categorias: Acre

Com mesa-redonda, SENAI/AC realiza Encontro da Aprendizagem 2025

Por
Assessoria

Com o objetivo de destacar o papel essencial da Aprendizagem Industrial na formação e no desenvolvimento profissional de jovens, além de fortalecer as empresas com estratégias alinhadas às suas necessidades, o SENAI/AC realizou, nesta quinta-feira, 9, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), o Encontro da Aprendizagem 2025.


Foto: Whiley Araújo

O evento contou com uma mesa-redonda cujo tema central foi: “Aprendizagem é Investimento”. Participaram das discussões o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no Acre, Leonardo Lani; o diretor de Recursos Humanos da rede Mercale/Atacale, Jônatā Zanconatto; a auxiliar administrativa Maida Souza da Silva — ex-jovem aprendiz contratada pela empresa Mercale — e, de forma remota, a procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ana Paula Pinheiro de Carvalho.


A gerente de Educação Profissional do SENAI/AC, Geane Farias, que atuou como mediadora da mesa, destacou que o Encontro da Aprendizagem é realizado há mais de 17 anos e reúne empresas cotistas do programa.


Foto: Whiley Araújo

“A Aprendizagem não é apenas um requisito legal. É uma oportunidade real de investir em um jovem que está iniciando sua trajetória profissional e que pode vir a ser contratado, já com uma formação de qualidade oferecida gratuitamente pelo SENAI”, ressaltou.


Ex-aprendiz da rede Mercale, Maida Souza da Silva compartilhou sua experiência e destacou o impacto transformador da Aprendizagem Industrial em sua vida. “Foi um divisor de águas, sobretudo no aspecto pessoal. Participávamos de projetos, trabalhávamos em equipe e isso me ajudou muito no meu desenvolvimento interpessoal. Sou muito grata aos docentes e ao SENAI por todo o apoio”, afirmou.


Foto: Whiley Araújo

Para o diretor de Recursos Humanos da Mercale/Atacale, Jônatā Zanconatto, é fundamental que as empresas reconheçam o potencial dos jovens aprendizes. “Diante da escassez de mão de obra qualificada, esses jovens que passam por uma instituição como o SENAI chegam com uma base sólida. Quando iniciamos o processo seletivo, já pensamos em prepará-los para que possam ser efetivados”, comentou.


O superintendente do MTE no Acre, Leonardo Lani, reforçou que a Aprendizagem está em sintonia com as competências exigidas pelo mercado atual. “Vivemos em uma sociedade onde o conhecimento é o principal ativo. As empresas precisam se atualizar e acompanhar essa realidade. A política de Aprendizagem vai exatamente nesse sentido”, enfatizou.


Foto: Whiley Araújo

O evento teve ainda a presença da diretora regional do SENAI/AC em exercício, Ofélia Machado, além de gestores, profissionais de RH e representantes de empresas parceiras.


Aprendizagem Industrial: “A menina dos olhos do MPT”

Participando remotamente, a procuradora do Trabalho, Ana Paula Pinheiro de Carvalho, destacou a importância estratégica da Aprendizagem Industrial para o Ministério Público do Trabalho.


“Para muitos jovens, esse é o primeiro emprego, sem exigência de experiência. É uma porta que se abre graças à legislação. Para o MPT, a Aprendizagem Industrial é fundamental na prevenção e erradicação do trabalho infantil, além de promover inclusão social e crescimento pessoal ao proporcionar responsabilidade e vivência no mundo do trabalho”, avaliou.


 


Compartilhe
Por
Assessoria