Foto: Mardilson Gomes/SEE
A acreana Ana Joyce do Carmo Gomes, aluna do Colégio Militar Tiradentes, em Rio Branco (AC), foi aprovada em 14 cursos de graduação em instituições públicas e privadas de diferentes regiões do país e alcançou o primeiro lugar geral em um concurso público municipal.
A trajetória precoce foi construída com o apoio da rede pública de ensino e da equipe do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), vinculado ao Departamento de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE).
Hoje, a rotina de Ana Joyce é intensa. As manhãs são dedicadas à escola; à tarde, ela divide o tempo entre os estudos, a prática musical e o curso de inglês no Centro de Estudos de Línguas (CEL). À noite, participa de aulas preparatórias para o Enem 2026, mantendo vivo o sonho de cursar Medicina na Universidade de São Paulo (USP).
“Eu quero ter uma vida tranquila no futuro, poder fazer o que gosto e ajudar outras pessoas. A Medicina é o caminho que mais me inspira”, contou a estudante.
Apesar da rotina puxada, Ana Joyce leva uma vida como a de qualquer adolescente: divide o tempo entre a escola, os estudos complementares e momentos de descanso.“Eu gosto muito de dormir à tarde, assistir TV, ler e participar de atividades esportivas”, diz.
Foto: Mardilson Gomes/SEE
Mesmo com tantas conquistas, a jovem fala com simplicidade sobre sua trajetória. “Eu fiz os vestibulares por curiosidade, só para ver o que acontecia. Nem imaginava que fosse passar em todos e ainda ficar em primeiro lugar no concurso”, conta, entre risos.
Entre as aprovações, estão cursos como medicina, pedagogia, matemática, medicina veterinária, direito, enfermagem, licenciatura em computação, física, letras, música, geografia, odontologia, engenharia agronômica, ciências biológicas em universidades da Paraíba, Rondônia, Amazonas, Acre, entre outras. “Foi uma surpresa boa. Fiquei feliz com todas as aprovações”, comenta.
A mãe, Vânia do Carmo Nery, acompanha de perto cada etapa da trajetória da filha. “A rotina dela é puxada. Acorda cedo para o Colégio Militar, estuda à tarde, faz música e inglês à noite. Desde pequena, ela gosta de estudar, de aprender coisas novas. Começou na creche, depois veio o violino, o piano… Quando vi, ela já estava envolvida em várias atividades”, lembra.
Vânia conta que, no início, achava natural a facilidade da filha para aprender, até que professores e conhecidos começaram a perceber que ela fazia muito além do esperado para a idade.
“Quando ela foi identificada com altas habilidades pelo NAAH/S, tudo passou a fazer mais sentido. O acompanhamento tem sido fundamental para orientar a gente e fortalecer o potencial dela”, destaca.
O professor Marcelo Wiliam Fernandes, do NAAH/S, é um dos que acompanham a estudante na área musical. “A Ana Joyce é uma aluna notável. Demonstra familiaridade com a música, disciplina e paixão pelo que faz. Ela é uma referência para os colegas, participa ativamente dos eventos e representa o núcleo com excelência”, afirma.
Com informações da Agência de Notícias do Acre