Categorias: EditorialNacional

Teto de restaurante em que Fogaça é chef desaba em SP; uma mulher morreu

Por
UOL

O teto do restaurante Jamile, no bairro da Bela Vista, centro de São Paulo, desabou na tarde de hoje. Uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas. Cardápio do restaurante é assinado pelo chef Henrique Fogaça, que negou ser sócio do estabelecimento.


O que aconteceu


Uma mulher que estava sob os escombros morreu. Ela estava debaixo do mezanino do restaurante, teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. A tenente Olívia Perrone, do Corpo de Bombeiros, afirmou que os socorristas fizeram “o possível para salvar a vítima”.


O corpo da funcionária já foi retirado dos escombros. A identidade dela e a função que exercia no restaurante não foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros.


Havia 20 pessoas no local na hora do acidente e oito ficaram feridas. Dessas, cinco foram socorridas para a hospitais conscientes. Uma delas tinha dificuldade respiratória e dor nas costas, outros dois tiveram escoriações e os últimos não tiveram estados de saúde divulgados.


Não houve explosão no local. Segundo relatos de funcionários, o desabamento ocorreu no mezanino. A estrutura do teto desabou pouco antes das 12h, e as causas ainda serão apuradas, conforme os bombeiros. A ocorrência foi atendida pela corporação às 12h27, em horário de almoço, mas o restaurante não estava aberto no momento.


Imóvel consta com CLCB (Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros) válido, segundo a corporação. O restaurante fica na rua 13 de Maio, 647. Ainda segundo os bombeiros, apenas a estrutura do estabelecimento foi afeitada com o desabamento. O local segue isolado.


Inicialmente foi informado que havia ocorrido uma explosão ambiental, porém, a partir de relatos de pessoas que estava no local, segundo eles, a estrutura somente desabou. – Tenente Olívia Perrone, do CBMESP


Defesa Civil e o helicóptero Águia, da Polícia Militar, foram acionados para o local. Ao menos outras cinco viaturas dos bombeiros também atenderam a ocorrência.


Antes e depois do restaurante do chef Fogaça, que desabou após explosão de gás no centro de São Paulo
Imagem: Reprodução


Homem que se apresentou como prestador de serviço do restaurante Jamile afirmou que chegou ao local minutos após o ocorrido. Wallace Palmeiras afirmou que trabalha com a manutenção do local, fazendo serviços periódicos.


Segundo ele, todas as pessoas que estavam dentro do restaurante no momento do desabamento eram funcionários. “Caiu antes de eu chegar, uns dez minutos antes. Ainda bem, né? Porque se cai 12h10, 12h20, na hora que tem muita gente”, disse ao UOL.


Cardápio do restaurante é assinado pelo chef Henrique Fogaça


Henrique Fogaça lamentou profundamente o acidente. Em nota, o chef afirmou que não estava no local e manifesta sua solidariedade às vítimas e a seus familiares, “reafirmando que sua principal preocupação neste momento é o bem-estar de todos os envolvidos e o acompanhamento da assistência necessária”.


Fogaça está fora do país. Ele disse que mantém contato constante com os responsáveis pelo restaurante e acompanha de perto o desenrolar da situação, apoiando a apuração rigorosa das causas do ocorrido, em colaboração com as autoridades competentes.


Assessoria de comunicação do chef negou que ele seja sócio do restaurante. “É importante esclarecer que Henrique Fogaça não possui qualquer participação societária ou vínculo de propriedade com o restaurante Jamile, como erroneamente vem sendo dito em alguns canais de comunicação. Sua atuação se restringe à criação e assinatura do cardápio da casa, sem envolvimento na gestão administrativa ou operacional do estabelecimento”.


O Jamile tem capacidade para 120 pessoas e foi inaugurado em setembro de 2015. Em seu site, o estabelecimento diz que se destaca pela gastronomia, drinks autorais e carta de vinhos.


Compartilhe
Por
UOL