Menu

Prefeitura envia à Câmara projeto que amplia carga horária de agentes de saúde e endemias

Foto: Jardy Lopes
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O vereador José Aiache (PP) informou, durante a sessão desta quarta-feira (8), na Câmara Municipal de Rio Branco, que a Prefeitura encaminhou à Casa Legislativa um projeto de lei que altera a carga horária dos agentes de endemias, agentes de zoonoses e agentes comunitários de saúde, passando de 30 para 40 horas semanais.

Segundo o parlamentar, a proposta atende a um pedido da própria categoria, que busca adequar a jornada de trabalho para ter direito ao piso salarial integral, conforme a legislação federal. “Esse é um pedido da categoria. A mudança permitirá que os servidores que optarem por ampliar a carga horária tenham acesso ao piso integral de 40 horas. O projeto não impõe a mudança de forma obrigatória; será opcional para cada trabalhador”, explicou Aiache.

Anúncio

O vereador destacou ainda que representantes sindicais estão acompanhando o processo e serão convidados para dialogar com as comissões antes da votação da matéria. “Os sindicatos estão aqui e, antes da votação, vamos chamá-los para conversar e verificar se o texto está nos moldes solicitados por eles”, afirmou o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Sobre o projeto que trata do reajuste do piso dos agentes comunitários de saúde (ACS), Aiache esclareceu que a proposta não deve ser encaminhada nesta semana, devido a uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que afeta a aplicação do piso. “As negociações ainda não foram encerradas. Os sindicatos e seus advogados vão apresentar contrapontos à decisão, mas neste momento o projeto não virá para votação”, concluiu o vereador.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.