Um levantamento do Instituto Sou da Paz mostra que o Amazonas esclareceu 41% dos homicídios registrados em 2023, mantendo o mesmo índice do ano anterior. Embora o percentual esteja acima da média nacional (36%), ele ainda revela um alto número de crimes sem solução no estado.
O estudo destaca que o Acre tem os dados mais confiáveis da região Norte, por contar com um núcleo de análise criminal dentro do Ministério Público que monitora regularmente os processos de homicídio. Segundo a coordenadora de projetos do Instituto, Beatriz Graeff, isso garante maior qualidade e precisão nas informações enviadas.
Na região Norte, apenas quatro estados apresentaram dados passíveis de análise: Rondônia (40%), Amazonas (41%), Acre (51%) e Roraima (92%), este último com o segundo melhor índice do país, atrás apenas do Distrito Federal (96%). Pará, Tocantins e Amapá não enviaram informações completas.
Beatriz observa que a estabilidade do índice no Amazonas indica falta de políticas específicas para reduzir e esclarecer homicídios. Ela alerta também para possíveis erros de registro em alguns estados, especialmente onde os sistemas de monitoramento ainda são recentes.