Menu

Só 41% dos homicídios no Amazonas foram esclarecidos em 2023, revela pesquisa

Foto: Paulo Bindá
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um levantamento do Instituto Sou da Paz mostra que o Amazonas esclareceu 41% dos homicídios registrados em 2023, mantendo o mesmo índice do ano anterior. Embora o percentual esteja acima da média nacional (36%), ele ainda revela um alto número de crimes sem solução no estado.

O estudo destaca que o Acre tem os dados mais confiáveis da região Norte, por contar com um núcleo de análise criminal dentro do Ministério Público que monitora regularmente os processos de homicídio. Segundo a coordenadora de projetos do Instituto, Beatriz Graeff, isso garante maior qualidade e precisão nas informações enviadas.

Anúncio

Na região Norte, apenas quatro estados apresentaram dados passíveis de análise: Rondônia (40%), Amazonas (41%), Acre (51%) e Roraima (92%), este último com o segundo melhor índice do país, atrás apenas do Distrito Federal (96%). Pará, Tocantins e Amapá não enviaram informações completas.

Beatriz observa que a estabilidade do índice no Amazonas indica falta de políticas específicas para reduzir e esclarecer homicídios. Ela alerta também para possíveis erros de registro em alguns estados, especialmente onde os sistemas de monitoramento ainda são recentes.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.