Menu

Câmara mantém veto sobre cotas para mulheres vítimas de violência

Foto: Jardy Lopes
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os vereadores da Câmara Municipal de Rio Branco aprovaram, nesta terça-feira (7), uma série de projetos de lei e requerimentos, além de manter o veto integral do Executivo ao Projeto de Lei nº 71/2025, de autoria do vereador Bruno Moraes.

O veto, registrado como Veto nº 15/2025, diz respeito à proposta que instituía um percentual de vagas para a contratação de mulheres vítimas de violência doméstica nos contratos de terceirização de mão de obra da administração pública municipal direta. O Executivo justificou a manutenção do veto com base em parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ).

Anúncio

Entre os projetos aprovados, está o Projeto de Lei nº 29/2025, de autoria do vereador Neném Almeida (MDB), que estabelece a inserção do nome do autor ou autores proponentes nas leis sancionadas no âmbito do município de Rio Branco. A proposta foi aprovada por unanimidade, após parecer favorável das comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e de Cultura.

A sessão também aprovou requerimentos voltados à melhoria da estrutura da Câmara e ao reconhecimento de profissionais e instituições:

Requerimento nº 290/2025, da vereadora Lucilene Vale (PP), solicita ao prefeito Tião Bocalom a instalação urgente de um ponto de internet do programa Conecta Rio Branco na calçada da Câmara Municipal, destacando que a falta de conectividade tem prejudicado os trabalhos parlamentares e da imprensa.

Requerimento nº 291/2025, do vereador Leôncio Castro (PSDB), propõe moção de aplauso e ato solene em homenagem às secretarias, órgãos e empresas que prestam relevantes serviços à população acreana.

Requerimento nº 292/2025, do vereador João Paulo Silva (Podemos), solicita sessão solene em comemoração ao Dia do Médico, marcada para o dia 20 de outubro de 2025, às 9h, com a outorga de moções de aplauso a profissionais da saúde pelos serviços prestados à comunidade.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.