Foto: Sérgio Vale
Em postagem enviada hoje (7) ao BLOG, o prefeito Tião Bocalom (PL), foto, descartou disputar uma das duas vagas ao Senado na eleição do próximo ano. “Eu nunca aventei essa possibilidade. Meus candidatos ao Senado são: Márcio Bittar e Gladson Cameli”, enfatizou. O seu nome entrou no cenário da discussão com a declaração do secretário Luiz Calixto ao BLOG, defendendo uma chapa formada por Tião Bocalom e Gladson Cameli como candidatos a senador, numa unidade entre o governo e a prefeitura, como aconteceu na última eleição municipal, na capital. O assunto foi reforçado com a fala da vice-governadora Mailza, na defesa da mesma tese de Calixto. Bocalom voltou a mostrar estar de olho numa candidatura ao Palácio Rio Branco, ao se posicionar ao BLOG: “Se eu puder ser candidato em 2026, serei a governador, dado a minha história e experiência no Executivo. Precisamos, antes, combinar com o povo e buscar as bênçãos de Deus!”, disse Bocalom, que se encontra em campanha aberta na busca de alianças para ser candidato ao governo em 2026.
QUADRO FORMADO
O quadro está formado para a disputa do governo, com os candidatos: Thor Dantas (PSB), Mailza Assis (PP), Alan Rick (UB), Tião Bocalom (PL) e Jamyr Rosas (PSOL).
ALIANÇA FORTE
Para dar certo a tese do prefeito Bocalom e do governador Gladson estarem na mesma chapa numa aliança, para brigar pelas duas vagas de senador, seria preciso Bocalom romper politicamente com o senador Márcio Bittar (PL), de quem é um sólido aliado. Algo difícil de crer.
IDEAL PARA A MAILZA
Uma chapa Bocalom-Gladson para o Senado seria ideal; a sopa no mel para a vice-governadora Mailza Assis, que correria solta como candidata única ao governo no seu grupo político. Mas, isso depende do Boca.
ATO TÍMIDO
Não sei quem são os assessores de imprensa da vice-governadora Mailza Assis, mas se mostraram tímidos na cobertura do ato de ontem, quando nove partidos declararam apoio à sua candidatura ao governo. Isso era para ser feito numa coletiva de imprensa, com presença popular, e não entre as quatro paredes da acanhada sede do PP. Quem não se comunica, se trumbica, já dizia o saudoso Chacrinha.
PORTA-VOZ EMPRESARIAL
O empresário Marcelo Moura funciona como uma espécie de porta-voz empresarial do candidato ao governo, senador Alan Rick (UB). Esteve na visita de Alan à cúpula do Republicanos e virou seu conselheiro. Disputa, ferrenhamente, com o deputado federal Roberto Duarte (Republicanos), o papel de confessor político particular do Alan.
NÃO DIFERE
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, não difere do ex-presidente Bolsonaro, quando se trata de não ser solidário com a dor alheia: enquanto pessoas morriam por falta de ar na pandemia da Covid, Bolsonaro os imitava com memes. E, agora, Tarcísio diz que só vai se preocupar quando falsificarem a fórmula da Coca-Cola, num pouco caso às famílias dos que morreram por conta de bebidas adulteradas por etanol. Existe uma Lei do Retorno.
CONVERSA FECHADA
Quem esteve hoje (7) reunido com os cabeças brancas do MDB foi o deputado federal Eduardo Veloso (UB), que já se declarou candidato ao Senado. Um importante cardeal do MDB, foi curto e grosso ao explicar o encontro: “O MDB está aberto para ele ser candidato pelo partido”. Veloso não quis entrar em detalhe, se limitando em dizer ao BLOG que se tratou apenas de uma visita. Tá bom, vou fazer de conta que acredito.
PODE MORRER NA PRAIA
A luta do deputado Adailton Cruz (PSB) na defesa das pautas para beneficiar os servidores do sistema de saúde, é árdua e meritória. Jogou tudo na aprovação do PCCR da Saúde: se conseguir ver a reivindicação aprovada, sairá por cima com a categoria; mas, caso não consiga vai aparecer como alguém que apenas criou expectativa e não tornou realidade. Não vai interessar que a caneta está com quem governa.
NUNCA PASSOU FOME
É uma hipocrisia, quando por ideologia, políticos se levantam contra o pagamento de bolsa-família pelo governo. É porque nunca chegaram em casa sem dinheiro para comprar comida para os filhos, vivem numa bolha de mordomias no parlamento. Não se levantam para protestar contra a imoralidade do aumento do Fundo Eleitoral para 5 bilhões, para serem gastos na próxima eleição.
TARIFA ZERO
O Lula está certo ao trabalhar para implantar a tarifa zero no transporte público. Se puder fazer isso sem punir os empresários do ramo, maravilha. Quero ver extremistas de direita votarem contra a proposta, quando ela chegar no parlamento. Devem ter aprendido com a aprovação da PEC da Bandidagem, que pôs o povo nas ruas.
NÃO DÚVIDO
Não tenho bola de cristal, mas não tenho muita dúvida sobre um cenário ao final da eleição do próximo ano, com pelo menos dez dos atuais deputados estaduais fora do mandato. A atual legislatura, na maioria, foi um puxadinho do governo do estado.
NADA MAIS NATURAL
Ambos são aliados, pensam ideologicamente iguais nas pautas mais extremistas da direita, por isso não vejo como traição ou anormalidade, se o senador Márcio Bittar (UB) apoiar a candidatura do prefeito Bocalom ao governo. É a lógica das relações políticas.
A CARA E O TAPA
Quando setores do governo defendem uma chapa Bocalom-Gladson para o Senado, é como que um recado ao MDB e ao PSD de que ambos não estão no foco para uma aliança em 2026, em torno da candidatura de Mailza. A não ser que o MDB e o PSD entrem com a cara, a Federação PP-União Brasil com o tapa.
SEGURO MORREU DE VELHO
O deputado Nicolau Júnior (PP) é pragmático quando opta por disputar a reeleição do que ser candidato a vice-governador ou a senador. Tem a reeleição, praticamente, assegurada.
MAIS ATUANTE
É só olhar nos anais da Câmara Federal como é que foi a sua ação parlamentar, para não restar dúvida que a deputada federal Socorro Neri (PP), entre as mulheres da bancada federal do Acre, foi a mais atuante.
MANDATO BRILHANTE
Quem faz um mandato brilhante na Câmara Municipal de Rio Branco é o vereador André Kamai (PT). Os grandes temas na oposição são levantados por ele, sem porralouquice.
TUDO É ESPECULAÇÃO
Enquanto não sair a decisão do STJ sobre a Operação Ptolomeu (processo na bica para ser julgado), sobre o governador Gladson Cameli, tudo o que se falar da disputa do governo e para senador fica no campo da especulação. Pode mudar o cenário.
FORA DE COGITAÇÃO
Está fora de cogitação o ex-governador Binho Marques disputar qualquer mandato na eleição do próximo ano. O Binho entrou na política quase forçado, para ser candidato, mas sua praia sempre foi a política educacional. Foi um grande governador.
MAILZA NO MDB
A vice-governadora Mailza Assis marcou para amanhã, ás 9 horas, uma reunião com a executiva do MDB, na sede do partido. Não vão, por certo, conversar sobre o preço do tomate.
FRASE MARCANTE
“Por trás de toda grande fortuna existe um crime”. Honoré de Balzac, escritor francês.