Menu

Acre intensifica fiscalização sobre bebidas após suspeita de metanol; paciente segue internado

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (7), o governador Gladson Cameli se pronunciou sobre a notificação do primeiro caso suspeito de intoxicação exógena por metanol no estado. O paciente é um homem de 29 anos, residente em Rio Branco, que apresentou sintomas logo após o consumo de bebida destilada no último sábado (5). Ele segue internado no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB), sob observação médica.

“Recebemos a notícia com muita cautela. Já determinei que aumentasse a fiscalização, em todos os bares, em todos os locais de venda de bebidas alcoólicas. Estamos preparados para evitar novos casos e coibir qualquer irregularidade o quanto antes”, afirmou o governador.

Anúncio

Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), o paciente começou a apresentar sintomas como dor de cabeça intensa, tontura, vômitos, dor abdominal e até um episódio de desmaio ainda no dia em que teria ingerido a bebida. Ele procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito na manhã do domingo (6) e, devido à gravidade do quadro, foi transferido para o HUERB.

A suspeita é de intoxicação por metanol, uma substância altamente tóxica que pode estar presente em bebidas alcoólicas adulteradas. O caso foi registrado no sistema REDCap e comunicado aos Centros de Informação e Vigilância em Saúde (CIEVS) da capital e nacional.

A equipe do CIEVS estadual informou que está conduzindo uma investigação rigorosa para identificar a origem da possível contaminação. A vigilância epidemiológica foi acionada, e medidas preventivas estão sendo adotadas para evitar novos casos.

O metanol, quando ingerido, mesmo em pequenas quantidades, pode causar sintomas graves e até levar à morte. O uso da substância para adulteração de bebidas é ilegal e representa um sério risco à saúde pública. Casos de intoxicação por metanol já foram registrados em outras regiões do país, muitas vezes ligados à produção clandestina de bebidas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.