Categorias: Tricas & Futricas

Roubo

Por
Da Redação

Em Cruzeiro do Sul, o estranho roubo de instrumentos cirúrgicos no valor de R$ 500 mil… tudo muito esquisito, mas a Secretaria de Saúde ainda não falou nada sobre os procedimentos agendados e que seriam realizados com esse material.


Engenheiro verão

As chuvas parecem ter chegado mais cedo mesmo no Acre. O “engenheiro verão” exonerou-se e deixou Bocalom no ‘dormindo com o Sereno’. Ou seja: a lama e a buraqueira vão continuar nas ruas de Rio Branco até véspera das eleições.


Chuvas

O caso é que até 9 de outubro, o Acre deve registrar precipitações de 15 a 50 mm, com tendência de volume acima do esperado em boa parte do Estado, segundo o prognóstico do NCEP/GFS utilizado pelo Governo do Acre.


Seca

Entretanto, em alguns pontos as águas podem não rolar. Municípios como Rio Branco, Bujari e Porto Acre estão sob indicativo de anomalia negativa, com previsão de chuvas abaixo da média para o período, alerta o levantamento climático do governo acreano.


Cenário

Enquanto isso, partidos intensificam conversas para montagem de chapas majoritárias nas principais cidades, com destaque para Rio Branco, onde as alianças ainda estão completamente indefinidas. Afiado, o veador Eber Machado se mostra pau para toda obra. Mas será que o Glorioso e seus cabeças brancas não lhe darão um corte?


Movimento

Lideranças regionais reforçam articulações em Brasília, buscando apoio político e recursos, enquanto no Acre cresce a pressão por renovação nas candidaturas. Bittar tenta firmar candidatura solo já de olho em decisão do STJ que prejudique os interesses políticos de Gladson. Seus aliados garantem que ele aguentará a pressão sobre quem apoiará para o governo até janeiro de 2026. Enquanto janeiro não vem, Bittar não abrirá fogo contra ninguém. Por enquanto só Jorge Viana, do PT, receberá os mísseis dele.


Jogando a minhoca n’água!

Em alta com o prefeito, o secretário de Saúde e Articulação Institucional, Rennan Biths tem capilaridade até na oposição. É bem maior do que um grão de areia em ascensão e pode surpreender.



Antecipação

A coluna antecipa um problema. A Prefeitura de Rio Branco quer estimular a produção de arroz. Já construiu galpão e comprou maquinário antes de cuidar do processo da produção efetiva, na ponta, na propriedade do agricultor de base familiar. Mas o problema maior não é este.


Separação

O problema maior é outro. Essa questão do arroz vai ser importante para separar os homens dos meninos. Quando Bocalom decide dizer que quer incentivar a produção de arroz, ele, automaticamente, escolhe alguns inimigos poderosos na comercialização do grão aqui no Acre. Haverá momentos de tensão, certamente. E a coluna já antecipa o embate.


Política

Para, efetivamente, incentivar a produção local, duas coisas serão necessárias: elaboração de uma política de preços, incluindo a elevação da pauta como forma de proteção de mercado e estímulo ao consumo.


E se…

E se Bocalom se efetivar candidato ao governo e ganhar? Como será essa agenda do arroz?


Quem?

Se alguém perguntar “quem são os vereadores da Capital e deputados representantes da agropecuária?”, para quem o leitor apontaria? Das empresas terceirizadas há quem indicar; da Segurança também. Mas do setor produtivo… quem seria?


Joga bem

Quem assistiu às despretensiosas entrevistas do ac24horas e do ac24agro.com no Festival da Macaxeira não tem mais dúvidas. Bocalom quer ser candidato ao governo. E se articula para isto. E dessa vez na dose certa. Evita as brigas e sempre diz que é uma opção…


Macaxeira

E o Festival da Macaxeira, hein? Foi bom ou foi ruim, leitor?


Café

Dia 10 é dia de premiação dos melhores cafés do Acre pelo Qualy Café 2025. Coisa chic em casa de eventos de Rio Branco. Tchê voltou empolgado de Turim.



Biometria

O Acre tem 93,53% do eleitorado com cadastro biométrico, restando 38 mil eleitores pendentes. O TRE promete ações itinerantes e uso do aplicativo Biozap para ampliar a cobertura até 2026.


Mulheres

Mesmo sendo maioria do eleitorado, as mulheres seguem sub-representadas na política acreana. O TRE acreano reforçou que fraudes à cota de gênero já resultaram em cassações em cidades como Manoel Urbano e Assis Brasil.


Desinformação

O combate às fake news será prioridade do TRE do Acre em 2026. O Comitê de Combate à Desinformação Eleitoral atua em parceria com o TSE e monitora inclusive o uso de inteligência artificial e deepfakes.


Tiros trocados

O escândalo de traição envolvendo a esposa de um prefeito do interior, supostamente ligada a uma autoridade, segue repercutindo na região. A versão que circula é de que a traição teria sido motivada por uma descoberta ainda mais polêmica: a mulher teria flagrado o gestor com outra parceira na cama. Como diriam os antigos, “bala trocada não dói”.


Compartilhe
Por
Da Redação