William Bonner no Jornal Nacional e Odete (Debora Bloch) em Vale Tudo: força-tarefa por ibope - Foto: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
A morte de Odete Roitman (Debora Bloch) mexeu até com o tradicional “boa noite” de William Bonner e Renata Vasconcellos nesta segunda (6) no Jornal Nacional. Os apresentadores quebraram o protocolo e entraram na brincadeira sobre o maior mistério de Vale Tudo, em mais uma ação da força-tarefa da Globo para impulsionar a audiência e buscar um recorde no Ibope na reta final da novela das nove.
Em vez de apenas se despedir do público de forma sucinta, os âncoras pediram para o telespectador continuar assistindo à emissora. “E chegou a hora: agora tem Vale Tudo e o capítulo que dá origem a um dos maiores mistérios da história da dramaturgia brasileira. Quem matou Odete Roitman?”, iniciou Renata.
“Quem?”, prosseguiu Bonner. “Vamos ver hoje”, respondeu Renata, mantendo o suspense. O âncora, então, aproveitou o clima para emendar outro lembrete. “E depois ainda tem a final do Estrela da Casa. Prepara a pipoca, porque é emoção pura”, completou o jornalista, encerrando o telejornal em mais tom descontraído do que de costume.
A Globo mobilizou uma verdadeira força-tarefa para transformar a morte de Odete Roitman (Debora Bloch) em um dos maiores eventos televisivos do ano. A emissora concentrou esforços de produção, marketing e jornalismo para fazer o público mergulhar no mistério de Vale Tudo e impulsionar a audiência da novela das nove.
A estratégia incluiu desde o sigilo absoluto sobre o desfecho até a gravação de dez finais alternativos, medida que impediu vazamentos e manteve o suspense sobre o assassino da vilã.
O capítulo ainda conta com diversas homenagens à versão original de 1988, com figurinos e ambientação inspiradas no clássico para agradar até quem acompanhou as duas versões.
A ação coordenada faz parte de um esforço maior da Globo para recuperar índices expressivos de audiência. Vale Tudo já vinha reagindo nas últimas semanas e chegou a registrar 29,1 pontos em seu recorde na Grande São Paulo no início de setembro.