Menu

Gladson Camelí empossa 173 novos servidores do Iapen: “governo mais eficiente”

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo do Acre realizou, na manhã desta segunda-feira, 6, a cerimônia de posse de 173 novos servidores, entre policiais penais e profissionais administrativos do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). O evento ocorreu no auditório do Detran, localizado na Estrada Dias Martins, no bairro Jardim Primavera, em Rio Branco.


Segundo a gestão estadual, foram empossados 163 policiais penais e 10 servidores administrativos, que passam a integrar o quadro da administração pública com o objetivo de reforçar a estrutura do sistema prisional. Os novos servidores serão distribuídos entre Rio Branco, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, sendo 33 mulheres entre os empossados.


Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O governador Gladson Cameli (PP) destacou que a convocação representa mais um avanço na política de valorização do serviço público. “Primeiro, é um avanço cumprir com o que eu sempre tenho dito: que 2025 é o ano de executar. É uma política de reestruturação, de concursos públicos, de convocação e de oportunidades, para que a gente possa, de uma vez por todas, colocar a máquina do governo mais eficiente”, afirmou.

Publicidade


Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Cameli ressaltou ainda que o investimento supera R$ 8 milhões e reforçou a importância do fortalecimento da Polícia Penal dentro do sistema de segurança pública. “Nós estamos hoje convocando novos servidores públicos, entre policiais penais, agentes e administrativos, para a capital e o interior do Estado. São os que já fizeram o concurso, passaram e concluíram o curso de formação. Inclusive, já está em andamento um novo estudo, juntamente com a equipe econômica, para que possamos convocar os demais aprovados”, explicou.


O governador garantiu que cumpre uma promessa de gestão, que é realizar concursos e efetivar a convocação dos aprovados.


Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Reconhecimento institucional

O presidente do Iapen, delegado Marcos Frank, agradeceu a confiança do governo e destacou o esforço coletivo envolvido no processo de formação e posse. “Não posso deixar de cumprimentar os coronéis que foram peças importantes para que o curso de formação acontecesse, como também o esforço e dedicação do secretário Paulo Ricardo, do secretário Guilherme e do coronel Ricardo, que conduziu o processo de formação. Senhor governador, o senhor tem uma equipe ímpar de secretários. Aos novos policiais penais, desejo boa sorte. Ser policial exige muito mais do que cumprir leis e regulamentos; exige sacrifício pessoal e abnegação”, afirmou.


Parlamentares destacam compromisso do governo

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado estadual Pedro Longo (PDT), elogiou a política de valorização dos servidores adotada pela atual gestão. “Eu defendo esse governo com consciência de que estou no caminho correto. Nunca na história do Acre foram chamados tantos servidores efetivos como no governo Gladson Cameli. São mais de cinco mil servidores convocados. Na Polícia Militar, 90% do cadastro de reserva foi chamado; na Polícia Civil, boa parte dos aprovados; na Educação e no Idaf, também. Hoje, temos esse momento bonito da posse da nossa valorosa Polícia Penal, com mais de 160 aprovados em um concurso rigoroso e essencial para a sociedade”, destacou.



O deputado estadual e policial penal Arlenilson Cunha (PL) também celebrou o momento e ressaltou a importância da nomeação. “Por ser policial penal, imagino o quanto isso representa. Não é só um momento político, mas a demonstração do compromisso do governador com a sociedade acreana e com as instituições. Foram anos até chegarmos aqui. Apresentamos o estudo técnico, o concurso foi realizado, e hoje vocês estão sendo empossados. Vamos seguir trabalhando para reforçar ainda mais a nossa categoria. Viva a Polícia Penal!”, declarou.


O prefeito em exercício de Rio Branco e presidente da Câmara Municipal, Joabe Lira (UB), que também é policial penal, lembrou sua própria experiência de posse e destacou o valor simbólico da cerimônia.


Foto: Sérgio Vale/ac24horas

“Eu, como policial penal, lembro do dia em que tomei posse na turma de 2008, um momento especial que ficou marcado na memória. Tenho certeza de que este dia ficará também na história de cada um de vocês. Chegar aqui não foi fácil — foram lutas, dificuldades e o apoio fundamental da família. Ser policial penal é mais do que uma profissão, é uma missão: proteger a sociedade e cuidar do sistema penitenciário. Parabenizo o governador Gladson Cameli, porque isso é mais do que uma cerimônia de posse, é a realização de um sonho”, disse Lira.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido