Categorias: AmazonasRegião Norte

Amazonas tem maior índice de abstenção do País no Concurso Público Nacional Unificado

Por
Terezinha Moreira

O Amazonas registrou o maior índice de abstenção do Brasil na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com 51,2% de faltas, segundo informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na noite deste domingo (5). O Distrito Federal apresentou o menor percentual de ausências, com 30,8%.


Em todo o país, a média de abstenção foi de 42,8%. Dos 761.545 inscritos, mais de 435 mil candidatos compareceram às provas objetivas.


Na primeira edição do CNU, o índice de faltas havia superado os 50%. A ministra da Gestão já havia antecipado que a expectativa era de redução nesse número em comparação com o concurso anterior. Os dados ainda são preliminares, e o MGI deve divulgar nesta segunda-feira (6) o balanço consolidado.


O segundo CPNU ofereceu 3.652 vagas em 32 órgãos federais — sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível médio. Do total, 2.480 vagas são para preenchimento imediato e 1.172 estão reservadas para convocações em curto prazo, conforme previsão do ministério.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira